x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 4

acessos 1.983

RETENÇÃO DOS 11% SOBRE NF.

Flavio Cesar de Oliveira

Flavio Cesar de Oliveira

Prata DIVISÃO 3 , Técnico Contabilidade
há 17 anos Quinta-Feira | 13 dezembro 2007 | 08:22

Bom Dia

Gostaria de receber uma ajuda no tocante a retenção dos 11% sobre a NF de prestação de serviços. Já li várias respostas neste excelente site contábil, porem ainda tenho um questão a fazer:

Uma empresa optante pelo Simples Nacional presta serviços de transporte Intramunicipal para a Prefeitura Municipal, esta retem os 11% sobre o valor bruto da NF. Até ai tudo bem. Porém eu terei direito a restituir esta retenção somente abatendo na GPS (Trabalhista), ou posso restituir também no DAS ou outro documento???

Existe alguma Lei que regulamente esta restituição somente na GPS??
E caso eu faça este abatimento na GPS e ainda sobre dinheiro retido o que pode ser feito?? E qual o processo a ser tomado??

Espero que tenham me entendido.

Grato

Flavio Cesar

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 17 anos Domingo | 16 dezembro 2007 | 14:07

Boa tarde Flávio,

Este assunto já foi abordado aqui no Forum, entretanto devido a sua importância, vou tanscrevê-lo em parte:

Tecnicamente você deveria poder solicitar a compensação da Contribuição para Seguridade Social (INSS) via Per/DComp posto que esteja elencada entre os tributos e contribuições administrados pela Receita Federal, todavia por enquanto isto não é possível e a compensação ou restituição deve ser solicitada à Previdência Social.

Segundo os Artigos 205 a 211 e 221 da IN SRP -3/2005 e Portaria Conjunta INSS/RFB 10.381/2007, não optando pela compensação dos valores retidos, ou, se após a compensação, restar saldo em seu favor, poderá requerer a restituição do valor não compensado.

O pedido de restituição de valores retidos será formalizado com a protocolização de requerimento em qualquer Agência da RFB circunscricionante do estabelecimento centralizador da empresa ou, quando estiver disponível, via Internet.

Os documentos necessários à instrução do processo de restituição da retenção são os seguintes:

01 - Requerimento de Restituição da Retenção, disponível na internet no site da Previdência Social.

02 - original e cópia do contrato social e última alteração contratual que identifique os responsáveis pela administração ou pela gerência da sociedade, ou estatuto social e ata em que conste a atual diretoria da sociedade ou associação, ou o registro de firma individual ou de empresário individual, assim considerado pelo art. 931 da Lei nº 10406, de 2002 (Código Civil), conforme o caso;

03 - original e cópia das notas fiscais, das faturas ou dos recibos de prestação de serviços emitidos pela empresa prestadora de serviços na competência objeto do pedido de restituição, que serão conferidos com os dados registrados no demonstrativo citado no inciso VII;

04 - original e cópia das notas fiscais, das faturas ou dos recibos de prestação de serviços emitidos por subcontratada;

05 - original e cópia dos resumos das folhas de pagamento específicas, referentes a cada contratante dos serviços e ao setor administrativo da requerente;

06 - original e cópia do resumo geral consolidado de todas as folhas de pagamento, com o respectivo demonstrativo de cálculo das contribuições sociais e da base de cálculo utilizada;

07 - demonstrativo das notas fiscais, faturas ou recibos de prestação de serviços, elaborado pela empresa requerente, totalizado por contratante e assinado pelo representante legal da empresa;

08 - original e cópia da GFIP relativa às duas últimas competências anteriores à data do protocolo da restituição, caso as mesmas estejam incluídas no requerimento;

09 - contrato de prestação de serviço;

10 - para cumprimento do disposto no inciso II do parágrafo único do art. 216, a requerente deverá apresentar cópia do último balanço patrimonial e declaração, sob as penas da lei, firmada pelo representante legal e pelo contador responsável com identificação de seu registro no Conselho Regional de Contabilidade - CRC, de que a empresa possui escrituração contábil regular.

Deverá ser apresentada procuração do sujeito passivo outorgada por instrumento particular, com firma reconhecida em cartório, ou por instrumento público, com poderes específicos para representar o requerente, se for o caso.

O valor a ser restituído será acrescido de juros calculados da seguinte forma em relação aos valores a serem restituídos, 1% relativamente ao mês em que houve o pagamento indevido, a taxa SELIC relativamente aos meses intermediários entre o pagamento indevido e a efetiva compensação ou restituição e de 1% no mês em que estiver sendo efetuada a restituição.

O cálculo do valor a ser restituído, poderá ser efetuado pela Internet, no endereço referido acima

...

sueli silvestrin

Sueli Silvestrin

Iniciante DIVISÃO 3 , Diretor(a) Administrativo
há 17 anos Quinta-Feira | 17 abril 2008 | 09:56

Bom Dia

Alguem pode me ajudar? , pois não sou da área e não entendo nada de contabilidade.
Minha empresa é uma prestadora de serviços de instalações elétricas, e quando emito nf, destaco a retenção de 11% de INSS.
Gostaria de tirar uma dúvida:
Exemplo: tenho um "crédito" junto ao INSS no total de R$ 10.000,00 , mais só posso utilizar 30% desse valor ?
Onde vai parar o restante dos 70% ? Posso continuar compensando o inss do pro-labore até alcançar esses 100%?

Agradeço muito
Sueli

Inês

Inês

Ouro DIVISÃO 2 , Auxiliar Contabilidade
há 16 anos Quinta-Feira | 5 junho 2008 | 08:39

Bom dia a todos, por favor um cliente nosso, é do simples nacional e presta serviços de reforma de pallets, caixas e caixotes de madeira, no mês de maio/08, prestou um serviço de 30.000,00 e não tem funcionario registrado, visto que para ele fazer a declaração para a NÃO retenção dos 11% ele precisaria alem de não ter funcionarios, tb não ter a receita bruta do mês anterior acima de dois tetos maximo que seria R$ 6.077,98, correto:
Então ele deverá ter os 11% retido nesta prestação de 30.000,00 que daria 3.300,00, como pode ser compensado esse valor na GPS, se o teto máximo é de 3.038,99?
Não sei se me expressei bem + se alguem puder me ajudar, agradeço,pois vence no dia 10/06
Obrigado

Inês Zanotti

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade

Algumas informações precisam ser revistas: