FÓRUM CONTÁBEIS
TRIBUTOS FEDERAIS
Sócio duas empresas simples, imposto
Luiz Paulo Rachadel
Iniciante DIVISÃO 1 , Engenheiro(a) Mecânico
há 11 anos Segunda-Feira | 26 agosto 2013 | 12:25
Vou expor o meu caso, para apreciação e comentários.
Meu pai tem uma EMPRESA "A", que é optante pelo simples nacional, no quadro de sócios da EMPRESA "A" estão: PAI 99% e IRMAO 1%;
Acontece que agora estou abrindo uma nova empresa, e convidei meu irmão para ser sócio da minha empresa EMPRESA "B" são: IRMAO 20% e EU 80%.
A duvida é a seguinte, nós ficamos limitados a um limite global para as duas empresas de R$3.600.000,00? para mantemos enquadrados no simples?
E como ficam os impostos? por ter meu irmão no quadro societário, eu posso ter que pagar impostos que já são cobrados na EMPRESA "A"?
Fabricio da Silva
Bronze DIVISÃO 4 , Advogado(a)
há 11 anos Segunda-Feira | 26 agosto 2013 | 13:00
Boa tarde Luiz
Haverá o limite de faturamento global de 3,6MM e a possibilidade de opção pelo SIMPLES NACIONAL das 02 empresas nas seguintes situações:
Quando uma sócio participa de mais de 01 empresa, ambas enquadradas no SIMPLES NACIONAL, deve ser respeitado o faturamento global de 3,6MM ao ano;
Quando 01 empresa é optante do simples nacional e outra não, se o sócio tiver mais de 10% do capital social dessas empresas ou principalmente da não optante pelo SIMPLES NACIONAL, por outro lado se a participação na empresa optante do SIMPLES NACIONAL for inferior a 10% não precisa considerar o faturamento global;
Uma terceira hipótese se dá quando é sócio de empresa optante do SIMPLES NACIONAL, e esse for administrador de outra empresa que não seja optante, nessa hipótese haverá a necessidade de considerar o limite global de faturamento de 3,6MM/ano.
Sobre a tributação, não existe a possibilidade de pagamento dos mesmos impostos/tributos nas 02 empresas, cada empresa será tributada de acordo com sua atividades de forma individualizada.
Rafael Pereira da Silva
Bronze DIVISÃO 4 , Sócio(a) Proprietário
há 11 anos Segunda-Feira | 23 setembro 2013 | 13:10
Boa tarde, Fabricio,
Só para tirar uma duvida, hoje tem um cliente que participa de 50% é administrador no capital de uma empresa optante pelo simples, e será sócio de outra empresa que será optante pelo Simples, porém com participação de 10% na nova empresa, mesmo assim, será considerada a receita global? Nesse caso poderá ele ser administrador dessa nova empresa?
Assessoria Contábil; Tributária; Depto. Pessoal; Aberturas, alterações e encerramentos de empresas.