Uma friagem esse parcelamento! Segundo o pessoal do atendimento da Receita Federal aqui da minha cidade, esse parcelamento do simples na verdade não tem numero de parcelas definido, ele na verdade é um "desafogo" para a empresa que o aderiu, ou seja, ele só serve na verdade para que você possa tirar certidão Positiva com efeitos negativos, e para se manter enquadrado no SIMPLES NACIONAL.
Sendo assim essa parcela mínima que estamos pagando de R$ 300,00, não abate em nada a divida, pelo que entendi podemos ficar anos pagando isso e não vai abater em nada a divida, só vai aumentar, estes R$ 300,00 é só para que tua empresa possa tirar certidões e se manter no simples, é tipo uma taxa que a Receita ta cobrando para não ajuizar seus débitos, não te desenquadrar do simples e liberar certidões, por tanto segundo o fiscal da receita, alem da parcela mínima que pagamos todos os meses, ainda temos ir pagando aos poucos os débitos até que os mesmos sejam quitados do contrario vamos ficar pagando esses R$ 300,00 por muito tempo.
Gostaria que alguém mais experiente ae do Fórum, averigua essa informação, pois eu pessoalmente to querendo pedir pros meus clientes pararem de pagar isso, pois é uma bela sacanagem.