Sidnei Vladisauskis
Bronze DIVISÃO 1 , DesenvolvedorBom Dia,
Estou com uma dúvida sobre o DAS e o GPS.
Tenho uma empresa de tecnologia, não tenho funcionários, emito nota para outras empresas pois sou prestador de serviço.
Minha empresa é LTDA e se encaixa no SIMPLES.
Fiquei sem emitir nota por 2 anos e voltei nesse mês de agosto, quando emiti minhas notas meu contador me explicou algumas coisas, mas os valores foram muito discrepantes da última vez que emiti uma nota.
Não confio muito em meu contador, porque ele já errou uma vez, e queria da ajuda de vovês para ver se isso está certo.
Emiti duas notas no mês de agosto, uma de R$4000.00 e outra de R$3000,00
o código da atividade é: 1.01/360300 - DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE
primeiro meu contador me ligou dizendo que meu DAS poderia chegar a 27% do valor total e que meu GPS emitido pela empresa poderia chegar a R$1.200,00
Fiquei assustado, porque na última vez que emiti uma nota, o DAS era de 10% e meu GPS não chegou a R$100,00.
Ele me aconselhou a retirar o GPS pela pessoa física, que pago R$135,60 e que iria ver a alíquota do DAS.
Essa semana ele me mandou os dois carnes.
Primeiro me assustei com o GPS, que veio em nome da empresa e o valor é de R$210,18, bem diferente do que tinha me falado, me ligaram e me explicaram que esse valor é calculado sobre 1 salário mínimo e não pelo valor do faturamento mensal.
Depois veio o DAS no valor R$315,00, bem longe dos 27%, então ele me disse que me enquadro no anexo IV e que a alíquota começa em 4% e eu estava nessa faixa, mas pelo que eu me lembro essa porcentagem, mesmo no anexo IV era de 10%.
Alguém pode me dizer se isso está certo e me esclarecer como é calculado o GPS e o DAS?
Agradeço muito a vocês