x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 5

acessos 985

Alexandre Nobre

Alexandre Nobre

Iniciante DIVISÃO 2 , Auditor(a)
há 11 anos Terça-Feira | 10 setembro 2013 | 10:10

Olá, muito bom dia a todos!

Estou pesquisando sobre deduções em recibos emitidos por PF e encontrei esse fórum.

Como eu trabalho com auditoria interna, e em minhas análises, encontrei um recibo simples, paga à PF no valor de R$ 1340,00.

Eu li em alguns sites que sempre, em qualquer recibo, deve-se deduzir o valor de 11% do total do recibo. Isso é real?

Outra coisa, tenho dúvidas sobre a dedução do IR e também se há alguma outra dedução a fazer.

Vocês podem me ajudar com essa questão?

Agnaldo A. Lima

Agnaldo A. Lima

Ouro DIVISÃO 2 , Analista Pessoal
há 11 anos Quarta-Feira | 11 setembro 2013 | 09:35

Bom dia,

Vc. deve reter os 11%, IRRF, se for o caso.

Vc também deve verificar com o prestador se já houve retenção de INSS em outros serviços prestados no mês para que a retenção não ultrapasse o valor teto de R$457,49, se já foi retido o teto no mês vc não deverá reter nesse recibo e se foi retido parcialmente vc deverá calcular o valor proporcional, sempre respeitando o teto máximo no mês.

Tem também o ISS, mas ai acho que vc deverá consultar a prefeitura.

att

Agnaldo Lima
Analista de Pessoal
[email protected]
Anderson Souza dos Santos

Anderson Souza dos Santos

Ouro DIVISÃO 1 , Analista Fiscal
há 11 anos Quarta-Feira | 11 setembro 2013 | 09:56

Bom dia!!

1 - Deve analisar o por que da emissão do recibo simples, o que me leva a entender que foi feito numa folha de papel ofício.

2 - Se foi esse o caso, já começou errado, pois, existe o recibo oficial de RPA (Recibo de Prestação de Serviços Autônomo).

3 - Se foi emitido quaisquer um dos recibos em questão deverá ser retido:

11% INSS
Não menciona a data do mesmo, não posso avaliar se está dentro da isenção do IRRF pela tabela progressiva, caso não, terá tal retenção.
5% ISS, ou de acordo com o código tributário do município em questão.

E terá o encargo patronal de 20%, é um custo, não deve-se deduzir.

4 - Orientar o cliente a exigir do cliente dele, a possibilidade de tornar-se MEI/SIMPLES, pois, não terá nenhuma retenção a ser feita e diminuirá drasticamente os custos para o autônomo e para o tomador.

Espero ter ajudado.

Alexandre Nobre

Alexandre Nobre

Iniciante DIVISÃO 2 , Auditor(a)
há 11 anos Quarta-Feira | 11 setembro 2013 | 12:33

Agnaldo, muito obrigado!

Anderson
Onde encontro o modelo de RPA?
O recibo foi de 02/09/13, valor de R$ 1340,00, numa folha simples, apenas com um logo da empresa.

Hoje, 11/09, veio um eletricista fazer um serviço aqui, mas ele não emite NF ... o valor desse serviço ficará em R$2.135,49 ... então eu deduzo os 11% mais o IR, é isso?

Obrigado pela ajuda!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade