x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 12

acessos 7.056

DCTF E DACON Qual departamento deve entregar

ANA ELISA DUARTE E SILVA

Ana Elisa Duarte e Silva

Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 11 anos Sexta-Feira | 20 setembro 2013 | 07:46

Bom dia gostaria de saber qual departamento deve ficar responsável para entrega da DCTF e DACON, no meu ponto de vista devem ser o pessoal da escrita fiscal, pois são eles que calcula os tributos.

Glerisson Gomes

Glerisson Gomes

Prata DIVISÃO 4 , Analista Contabilidade
há 11 anos Sexta-Feira | 20 setembro 2013 | 08:09

Bom dia Ana Elisa,
Aqui no escritório o departamento responsável por estas e outras demonstrações é o contábil. O fiscal faz a escrita, calcula o valor dos tributos e em seguida passa as informações pro departamento contábil.

Somos eternos aprendizes nesta escola chamada VIDA.
Termy Ferreira de Lima

Termy Ferreira de Lima

Ouro DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 11 anos Sexta-Feira | 20 setembro 2013 | 08:15

A obrigatoriedade é todos que compõem uma equipe contábil. Nós trabalhamos aqui de forma que uns auxiliam os outros, pra que no final tudo dê certo, não havendo necessidade de um empurrar pro outro.

Skype termy.ferreira
Anderson Souza dos Santos

Anderson Souza dos Santos

Ouro DIVISÃO 1 , Analista Fiscal
há 11 anos Sexta-Feira | 20 setembro 2013 | 08:23

Bom Dia!!

Não tem o que se questionar, é obrigação do setor fiscal, qualquer coisa fora disso, vai gerar lentidão para gerar as declarações, erros de informações, lentidão para possíveis retificações, informações inconsistentes e etc.

Eu já vi num escritório, onde as declarações era feita por uma pessoa fora do setor fiscal, e com o tempo, foi aparecendo as multas, faltas de declarações transmitidas, transmitidas com informações erradas e depois sabe quem a pessoa culpou? O Setor Fiscal.

Depois, que foi passada para o Setor Fiscal fazer, e cada pessoa, que é responsável por um mapa de empresas, fazer as suas declarações, os problemas, chegou perto de zero, só não é zero, por que ninguém é perfeito.

Então, é prudente, sensato, coerente, o setor fiscal fazer as declarações DCTF, DACON, DMS, DMED, SPED FISCAL/CONTRIBUIÇÕES e quaisquer outras de caráter mensal e que se relacione-se com faturamento/impostos.

Minha opnião, baseado em fatos.

ANA ELISA DUARTE E SILVA

Ana Elisa Duarte e Silva

Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 11 anos Sexta-Feira | 20 setembro 2013 | 08:46

Olha só o problema, sou do dpt contábil,no entanto aqui é feito a DACON e a DCTF pelo contábil, mas acho o correto o fiscal ficar responsável para nao gerar multas por falta de informação da escrita fiscal com o contábil.

Glerisson Gomes

Glerisson Gomes

há 11 anos Sexta-Feira | 20 setembro 2013 | 08:57

Pois é Ana Elisa, tbm sou do dpto contábil, mas todas estas declarações foram passadas a minha alçada pela administração do escritório. Mesmo não concordando com a decisão estou fazendo.

Glerisson Gomes

Glerisson Gomes

há 11 anos Sexta-Feira | 20 setembro 2013 | 10:46

Dei uma olhada no material enviado pelo colega Geraldo, ele é bastante proveitoso. Em relação a fazer as demonstrações, ao mesmo tempo que é proveitoso ao funcionário que as faz pelo fato de estes poderem ter experiências com outras áreas, mas para a empresa isso é um risco pois o funcionário poderá, pela falta do conhecimento adequado, deixar de fazer algum demonstrativo, omitir informações e com isso fazer a empresa incorrer em multas.

Paulo R. Schafer
Moderador

Paulo R. Schafer

Moderador , Contador(a)
há 11 anos Sexta-Feira | 20 setembro 2013 | 15:23

Prezados

Visto que a discussão deste tópico está fugindo de seu objetivo inicial, o mesmo dar-se por encerrado.

Assim, este tópico será TRANCADO PELA MODERAÇÃO DO FÓRUM.

Att.

"100% focado onde houver 1% de chance"

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade