x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 9

acessos 1.237

Lucro Presumido

RUBIA LUSI

Rubia Lusi

Bronze DIVISÃO 3 , Auxiliar
há 11 anos Segunda-Feira | 23 setembro 2013 | 15:31

olá amigos contadores,

estou com muitas dúvidas,estou começando nessa àrea agora , e não tem ninguém que possa me orientar.

estou com uma empresa que desenquadrou do simples nacional em 12/2012, até hoje 23-09-13, não foi feita a opção pelo lucro presumido e nem feita a entrega das obrigações acessórios.

1)como faço para regularizar? devo começar a partir do mês de setembro ou desde o inicio do ano de 2013?? a guia do imposto deve ser gerada em guia unica.utilizo o sistema intsys não consegui gerar as guias do começo do ano

gente me dê um norte por favor

Glerisson Gomes

Glerisson Gomes

Prata DIVISÃO 4 , Analista Contabilidade
há 11 anos Segunda-Feira | 23 setembro 2013 | 16:03

Boa tarde Rubia,
Passei por uma situação parecida. Procurei a agência da Receita Federal e lá eles explicaram que a empresa deveria começar a fazer suas declarações como normal no mês em que a exclusão começasse a fazer efeito. Como ela foi desenquadrada do Simples Nacional em 31/01/2013, suas demonstrações deveriam ter sido feitas desde o mês-calendário fevereiro de 2013. Com exceção dos meses em que a empresa não teve movimento, estes deverão ser indicados na demonstração de dezembro - no caso da EFD-Contribuições e DCTF. Neste tópico vc encontrará algumas informações a respeito, atente para a resposta do colega Mário Gilberto: clique aqui!
Espero ter ajudado!

Somos eternos aprendizes nesta escola chamada VIDA.
Luciana Dias Barros

Luciana Dias Barros

Ouro DIVISÃO 2 , Técnico Contabilidade
há 11 anos Segunda-Feira | 23 setembro 2013 | 16:07

Olá Rubia.
Primeiro, não precisa fazer a opção por lucro presumido, pois com os pagamentos das guias dos impostos com os códigos respectivos, a receita federal saberá que é lucro presumido.