x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 21

acessos 14.443

Enquadramento Simples Nacional

Wilson Fernando de A. Fortunato
Moderador

Wilson Fernando de A. Fortunato

Moderador , Contador(a)
há 16 anos Segunda-Feira | 7 janeiro 2008 | 18:59

Pessoal

Tenho uma empresa que foi constituida no mês 10/2007 (05/10/2007). Já está pronto o CNPJ e a IE, mas o Cadastro no Município ainda naum está pronto.

Será que posso fazer a opção pelo Simples Nacional agora em 01/2008 como empresa já constituida ou espero o deferimento da inscrição no municipio para fazer a opção como empresa em constituição???
Vale lembrar que o prazo para opção no Simples Nacional como empresa em constituição é de 180 dias (Resolução CGSN nº 23, Art. 2º).

Sempre pesquise antes de postar
Visite o meu Facebook.
***CCB
Christiane Covatti Vieira

Christiane Covatti Vieira

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 16 anos Sábado | 12 janeiro 2008 | 12:38

Caro Wilson:

Conforme esta resolução este prazo é contado à partir da última inscrição auferida. Mas acredito não haver nenhum impedimento de se fazer a opção uma vez que vc já tem o cnpj e a insc. estadual.

Att
Christiane

Pablo H P

Pablo H P

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 16 anos Sábado | 12 janeiro 2008 | 13:27

Olá, se consta que o prazo é de 180 dias, e abriu a empresa em 05/10/07 então você só poderia se inscrever no simples a partir de 05/04/08 não??? Quem poderia explicar isto para a gente.

Wilson Fernando de A. Fortunato
Moderador

Wilson Fernando de A. Fortunato

Moderador , Contador(a)
há 16 anos Segunda-Feira | 14 janeiro 2008 | 07:32

Muito Obrigado pela ajuda pessoal.

Mas a minha dúvida é a seguinte: a empresa foi constituída no mês 10/2007, já tem o CNPJ e a IE, mas ainda naum tem a inscrição municipal (IM).
Tenho um prazo de 180 dias (digamos que até 01/04/2008) para "conseguir" a IM e fazer a opção pelo Simples Nacional.

Mas eu posso fazer a opção agora em janeiro, como empresa já constituída (através do programa CNPJ) ao invés de esperar o deferimento da IM para fazer a opção como empresa em constituição (através do Portal do Simples Nacional)???

Sempre pesquise antes de postar
Visite o meu Facebook.
***CCB
Christiane Covatti Vieira

Christiane Covatti Vieira

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 16 anos Segunda-Feira | 14 janeiro 2008 | 11:48

Prezado Wilson:

Nada impede de vc fazer a opção pelo simples nacional antes do deferimento i. municipal. O prazo que trata a resolução no meu entendimento é para guiar-nos como prazo último para a opção, pois olhe o que diz a resolução: "A inscrição municipal ou estadual, caso exigivel". Sendo exigivel, vc faz a opção já pelo simples e continue providenciando a i. municipal, pois uma das exigencias para não ser excluido deste regime é estar em dia com o cadastro municipal estadual.

Att
Christiane

Christiane Covatti Vieira

Christiane Covatti Vieira

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 16 anos Segunda-Feira | 14 janeiro 2008 | 12:08

Wilson:

Lendo a legislação apontada pelo Saulo, veja que o último prazo é 180 dias após a inscrição no CNPJ e o certo é vc fazer a inscrição municipal antes de 180 dias. No seu caso o prazo esgota-se em 02/2007, não é? Vc teria que agilizar a inscrição municipal antes do término deste prazo. Talvez vc consiga fazer a opção sem ter o cadastro municipal em mãos, porém é incorreto, vc taria em pendencia cf. a legislação e estes é um dos motivos da exclusão da empresa do simples nacional.
Att
Christiane

ALESSANDRA A. BARLLI

Alessandra A. Barlli

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 15 anos Terça-Feira | 24 março 2009 | 15:56

No caso de uma empresa estar aberta no CNPJ desde 05/12/2008,mas a inscrição na prefeitura ainda não saiu,por isso a empresa ainda não está enquadrada no simples, quando fizer a opção o efeito será desde 05/12/2008 e como fica a Declaração do Simples Nacional?

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 15 anos Terça-Feira | 24 março 2009 | 17:54

Boa tarde Adenilsa,

Para todos os efeitos, esta empresa em 2008 não aderiu a sistemática do Simples Nacional, o que significa dizer que deverá entregar a DIPJ referente àquele período.

Uma vez enquadrada em 2009 (se dentro do prazo de 180 dias estabelecidos em lei), a opção retroagirá a 01 de Janeiro de 2009 e não a 05 de Dezembro de 2008.

...

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 13 anos Terça-Feira | 28 setembro 2010 | 14:07

Boa tarde Patricia,

Para verificação da possibilidade de optar pelo Simples Nacional e Anexo a que se sujeitam as receitas decorrentes da exploração das atividades discriminadas nestas CNAEs, use o Aplicativo disponibilizado pelo Portal Contábeis à seus usuários.

PS: Para consulta, você precisa estar logada.

...

Patricia

Patricia

Ouro DIVISÃO 1, Assistente Depto. Pessoal
há 13 anos Terça-Feira | 28 setembro 2010 | 14:31

Saulo consultei e me deu a seguinte resposta :

Atividade Permitida - O CNAE 4641-9/03 não está incluso nos Arts. 2º ou 3º da Resolução CGSN nº 6 de 2007

A atividade acima poderá segregar a receita pelo Anexo I.


Com isso posso concluir que o mesmo não poderá optar pelo simples nacional.

Elisabete Vitoriano Machado

Elisabete Vitoriano Machado

Ouro DIVISÃO 2, Não Informado
há 13 anos Terça-Feira | 28 setembro 2010 | 14:37

Boa tarde Patricia,

Atividade Permitida - O CNAE 4641-9/03 não está incluso nos Arts. 2º ou 3º da Resolução CGSN nº 6 de 2007

Ao contrario de sua conclusão voce pode optar pelo SN.

O que sabemos é uma gota, o que ignoramos é um oceano. (Isaac Newton).
Patricia

Patricia

Ouro DIVISÃO 1, Assistente Depto. Pessoal
há 13 anos Terça-Feira | 28 setembro 2010 | 14:44

Obrigada, pois é 1º vez que estou fazendo , então toda vez que tiver dúvida pesquiso neste link e quando houver que não está incluso nos Arts 2º ou 3º da resolução CGSN nº 6de 2007, então qdo não está incluso é pq pode optar, mais uma vez obrigada.

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 13 anos Terça-Feira | 28 setembro 2010 | 17:35

Boa tarde Patricia,

Exatamente!

Se na resposta de sua consulta constar como Atividade Permitida quer dizer que você poderá (sim) optar pelo Simples Nacional.

Na mesma resposta o aplicativo lhe informará qual é o Anexo a que se sujeitam as receitas decorrentes da exploração daquelas atividades constante da CNAE pesquisada.

Conte com o Fórum sempre e quando precisar.

...

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.