Luana de Souza Barbosa
Bronze DIVISÃO 2 , Auxiliar Escrita FiscalBoa tarde,
Como proceder em caso de retenção de IR com alíquota superior ao valor devido.
Por exemplo: Eu pago IR com a alíquota de 1,5% e uma empresa retem 4,8% na minha nota.
respostas 6
acessos 731
Luana de Souza Barbosa
Bronze DIVISÃO 2 , Auxiliar Escrita FiscalBoa tarde,
Como proceder em caso de retenção de IR com alíquota superior ao valor devido.
Por exemplo: Eu pago IR com a alíquota de 1,5% e uma empresa retem 4,8% na minha nota.
Saulo Heusi
Usuário VIP , Não InformadoBoa tarde Luana
A julgar pela alíquota (4,80%) o tomador de serviços (fonte pagadora) deve ser órgão público, estou certo?
Consulte a tabela anexada a Instrução Normativa 1234/2012
...
Luana de Souza Barbosa
Bronze DIVISÃO 2 , Auxiliar Escrita FiscalBom dia Saulo,
Sim se trata de um órgão público.
No momento de fazer o calculo do imposto considero a retenção de 4,8%, mesmo sendo de alíquota superior a que eu uso para calculo do imposto?
Saulo Heusi
Usuário VIP , Não InformadoBom dia Luana
Exatamente!
...
Luana de Souza Barbosa
Bronze DIVISÃO 2 , Auxiliar Escrita FiscalObrigada Saulo, mas fiquei com uma última dúvida.
Como procede caso todas as minhas notas tenham retenção de 1,5% e com essa de 4,8% eu ficaria com um crédito de IRPJ, eu posso compensar esse imposto no próximo trimestre?
Saulo Heusi
Usuário VIP , Não InformadoBom dia Luana
O imposto de renta e as contribuições retidas na fonte podem/devem ser compensadas a partir do mês da retenção (ou nos meses posteriores) no prazo máximo de cinco anos.
Vale dizer que você pode (sim) compensar no trimestre (ou trimestres) seguintes.
...
Luana de Souza Barbosa
Bronze DIVISÃO 2 , Auxiliar Escrita FiscalMuito obrigada Saulo.
O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.
Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies
1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade