x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 14

acessos 19.628

Escolas estaduais

Christiane Covatti Vieira

Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 17 anos Sábado | 19 janeiro 2008 | 12:19

Prezados colegas:

Ainda não tenho nenhuma experiencia com escolas estaduais e fui procurada por um diretor de uma escola solicitando explicações a respeito de como funcionaria a contabilidade e as obrigações acessórias perante os entes federativos. E ainda mostrou o seu interesse de me passasr a responsabilidade de tais procedimentos.

AS escola estaduais são consideradas um órgão público não é mesmo? Sendo assim, qual o o tipo de serviços que nós contadores privados podemos oferecer para entidades deste gênero?

Qual é o tipo de contabilidade que podemos fazer?
O registro de professores e a contabilidade não é feita diretamente pelo estado junto com a contabilidade pública?

Realmente estou com muitas dúvidas, agradeço quem poder me exclarecer alguma coisa.

obrigada

Christiane

gislane ferreira de morais chagas

Gislane Ferreira de Morais Chagas

Bronze DIVISÃO 4 , Não Informado
há 17 anos Quinta-Feira | 13 março 2008 | 20:00

Boa noite Christiane,

Também estou na mesma situação q vc, não tenho experiencia com escolas estaduais, e fui procurada para fazer a contabilidade de uma escola estadual.
Mas vou enfrentar esse desafio, por isso vamos nos ajudar, estou pesquisando sobre o assunto e o que eu souber vou passar para vc, e o que vc souber passa para mim.

Estarei aguardando contato.

Abraços

Gislane F.

JOSE CARLOS CALIARI

Jose Carlos Caliari

Prata DIVISÃO 2 , Administrador(a) Empresas
há 17 anos Quinta-Feira | 13 março 2008 | 20:59

Christiana e Gislaine

a escrituração é feita através de um caixa denominado (Caixa Escolar) onde são lançadas as Contribuições Expontâneas dos alunos e Verbas enviadas pelo governo para fins específicos como: Compra de Ativo Permanente, merenda escolar, e manutenção da escola, estas verbas enviadas pelo governo são fiscalizadas pela superitendência do ensino. No final do ano é feito um balanço simples, de onde são tiradas informações para imposto de Renda (isento) entrega se a raiz negativa e DCTF semestral. Conclusão: É feito apenas o caixa Escolar inscrito no CNPJ e nada mais.

Assim faço com duas escolas estaduais e uma municipal.

há 17 anos Sexta-Feira | 14 março 2008 | 15:02

Ola, obrigada prezados colegas.

Sobre a faculdade pela internet nunca tive experiencia a respeito. Mas acho um pouco complicado, pois as vezes com o prof. presente em sala de aula, o aproveitamento já é pequeno e vê-se somente o básico.

Porém se levar a serio e vc realmente empenhar-se, pode dar certo.

Christiane

há 16 anos Quarta-Feira | 25 junho 2008 | 20:06

José Carlos,

Estou necessitando de sua ajuda novamente.
A escola que me procurou agora, faz apenas a prestação de contas para o estado das receitas recebidas e dos gastos em um programa próprio disponibilizado pelo estado e não existe um balanço.

AS escolas que vc faz é apurado o balanço?Pois observei no programa o balanço existente lá, é para empresas privadas e não pública. Preciso fazer essa informação?

As escolas são imunes ou isentas das contribuições previdenciárias?

há 16 anos Sexta-Feira | 27 junho 2008 | 15:43

Bem acho que já tenho a resposta, se estiver errada, me corrijam:

Não há o preenchimento do balanço, pois é contabilidade pública, e não está obrigada em mantê-la, apenas em fazer a prestação de contas.

A contribuição previdenciaria é isenta, art. 195 CF.

Agradeço

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 15 anos Sábado | 27 fevereiro 2010 | 20:53

Boa noite Alan,

Em principio todas as Entidades Sem Fins lucrativos estão obrigadas a manutenção de contabilidade regular,

É o que determina a letra "C", § 2º, Artigo 12º da Lei 9532/1997 cuja integra transcrevo:

Art. 12. Para efeito do disposto no art. 150, inciso VI, alínea "c", da Constituição, considera-se imune a instituição de educação ou de assistência social que preste os serviços para os quais houver sido instituída e os coloque à disposição da população em geral, em caráter complementar às atividades do Estado, sem fins lucrativos.
...
§ 2º Para o gozo da imunidade, as instituições a que se refere este artigo, estão obrigadas a atender aos seguintes requisitos:
...
c) manter escrituração completa de suas receitas e despesas em livros revestidos das formalidades que assegurem a respectiva exatidão;

...

Amauri F. de Souza

Amauri F. de Souza

Prata DIVISÃO 1 , Não Informado
há 14 anos Quarta-Feira | 1 setembro 2010 | 20:44

Boa Noite Amigos
Preciso de Ajuda.
Estou pegando um serviço para orientar uma escola particular.
Me perguntou se o governo da algumas vantagens a escola em relação aos impostos.
Bom ela é simples nacional. Com socios em outra empresa também. Todas do simples nacional.
Quais as obrigações da escola privada? O que ela deve apresentar?
Quais são as obrigações acessórias?
Como proceder ?
tem alguma brecha ou legislação especifica para as escolas privadas? Ou regidas pelo simples nacional só?
Aguardo respostas.
Amauri

MARCIO SEPULVEDA

Marcio Sepulveda

Bronze DIVISÃO 1 , Consultor(a)
há 13 anos Quinta-Feira | 10 novembro 2011 | 10:58

obrigado novamente Saulo ,
Tenho outra pergunta se vc puder me responder eu agradeço.
O Patrimônio Social de uma escola municipal pode ser considerado o q ela tem no ativo permanente juntamente com o q tem no Circulante?

Ficando dessa forma meu Balanço Patrimonial:

ATIVO CIRCULANTE

CAIXA ......................................... 135,00
BANCOS......................................9.647,55
TOTAL ........................................ 9.782,55

ATIVO PERMANENTE

MÓVEIS E UTENSÍLIOS .............. 65.371,00
IMÓVEIS.................................... 23.000,00
COMPUTADORES/PERIFÉRICOS... 2.525,00
INSTALAÇÕES............................4.510,00
TOTAL....................................... 95.406,00

PATRIMÔNIO LÍQUIDO

CAPITAL................................. 105.188,55

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 13 anos Quinta-Feira | 10 novembro 2011 | 11:30

Bom dia Marcio,

No grupo de contas do Patrimonio Social não devem constar as do Ativo Circulante e Permanente.

Neste grupo constarão entre outras as contas de "Fundo Patrimonial Social", "Doações Patrimoniais e Subvenções", Superavit ou Deficit do Exercício", etc.

Para saber mais acerca do assunto (repito) consulte o pessoal da sala Contabilidade em geral .

Na sala em que "estamos" devem ser discutidos assuntos exclusivamente inerentes a legislação federal.

...

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade