x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 2

acessos 1.893

Cristiane Martins de Souza

Cristiane Martins de Souza

Prata DIVISÃO 2 , Analista Contabilidade
há 12 anos Terça-Feira | 26 novembro 2013 | 11:17

Prezados bom dia....

Gostaria de saber qual o procedimento fiscal/contabil, para a situação abaixo:

No meu estoque tenho máquinas ao qual industrializei...me creditei de todos os impostos possíveis (finalidade venda)
Entretanto queremos aluga-lá (objeto social da empresa me da essa condição)
Farei um leasing-back, dessa máquinas, como devo proceder nessa operação? Devo primeiro imobiliza-la para fazer o leasing, e os impostos como devo proceder.

Alguem por favor me ajuda... please!!!!

Agradecida...

SALVADOR CÂNDIDO BRANDÃO

Salvador Cândido Brandão

Ouro DIVISÃO 2 , Advogado(a)
há 12 anos Terça-Feira | 26 novembro 2013 | 13:31

1´º - Vamos aos conceitos. Leasing back não é a operação que você descreveu. LB é quando você tem um bem e o vende para uma empresa que vali aluga-lo de volta para você.

Se você produziu estes bens que fazem parte de seu objeto social e agora resolve locá-los diretamente como leasing haverá transferência para o imobilizado e:
a- não incidência do ICMS - os créditos tomados devem ser estornados.
b- incidência de IPI - Os créditos serão mantidos.
c- não incidência do Pis e da Cofins - segundo o artigo 4º da lei 12546 se a operação ocorreu após agosto 2011, você pode manter os créditos.
Você vai pagar o pis e a cofins pelos recebimentos das parcelas mensais.

obs.
Se você vender estes bens para um banco que faz leasing, muda tudo.

Enquete da semana Contabeis

Qual tema mais está travando sua rotina contábil hoje?

Clique para votar

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

1999 - 2026 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade · Preferências de cookies