Francisco Paulino de Medeiros
Iniciante DIVISÃO 2 , Contador(a)A distribuição de lucros a sócio de Ltda, pelo lucro presumido tem incidência de imposto de renda na fonte,
respostas 4
acessos 1.993
Francisco Paulino de Medeiros
Iniciante DIVISÃO 2 , Contador(a)A distribuição de lucros a sócio de Ltda, pelo lucro presumido tem incidência de imposto de renda na fonte,
Samuel Onofre
Bronze DIVISÃO 3 , Contador(a)
Boa noite Francisco Paulino,
Conforme trata o artigo 10 da Lei 9249/1995, in verbis:
Art. 10. Os lucros ou dividendos calculados com base nos resultados apurados a partir do mês de janeiro de 1996, pagos ou creditados pelas pessoas jurídicas tributadas com base no lucro real, presumido ou arbitrado, não ficarão sujeitos à incidência do imposto de renda na fonte, nem integrarão a base de cálculo do imposto de renda do beneficiário, pessoa física ou jurídica, domiciliado no País ou no exterior.
Deste modo, até o limite da presunção da distribuição de lucros, não há incidência de imposto de renda.
Espero ter ajudado!
Salvador Cândido Brandão
Ouro DIVISÃO 2 , Advogado(a)Além do lucro presumido, se a empresa mantiver contabilidade regular poderá distribuir o lucro contábil também com isenção.
Alan Victor
Prata DIVISÃO 1 , Não Informadosim! poderá distribuir o lucro contábil efetivo se possuir escrituração contábil completa (diário), caso contrario, somente poderá distribuir o lucro presumido menos os impostos.
eu só tenho uma duvida que me surgiu agora, não lembro se poderá distribuir sem incidência do IR o lucro contábil do exercício ou lucro acumulados de outros exercícios...
Saulo Heusi
Usuário VIP , Não InformadoBom dia Alan
Se o lucro contábil acumulado pôde ser provado via Balanço Patrimonial a regra é a mesma; sua distribuição será isenta do imposto de renda e da contribuição social.
...
O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.
Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies
1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade