x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 2

acessos 4.308

Custo dos produtos empresa optante simples nacional

Roberto

Roberto

Bronze DIVISÃO 3 , Analista Sistemas
há 11 anos Quinta-Feira | 12 dezembro 2013 | 17:40

Boa tarde!
Tenho uma empresa que vende para consumidor final e esta é optante do simples nacional. A minha dúvida é a seguinte.

Quando eu for efetuar o calculo para saber o custo dos produtos, há diferença se o produto for tributado ou ST?

Até onde eu sei o calculo do imposto do simples é sobre a venda bruta do estabelecimento, se a venda for ST entra para fazer o calculo?

Como eu quero chegar no valor de venda do produto, estou fazendo o seguinte calculo

Para saber o custo = valor unitário + ST + frete + Dif. ICMS e então tenho o custo final.

Para saber o valor de venda = custo final + % comissão + %Desp. Administrativas + %Lucro + Aliquota Simples Nac

e é ai que esta minha dúvida, quando o produto for ST eu tenho colocar a aliquota do simples na conta? Se ele não entra na conta para chegar ao calculo do imposto do simples, então não devo colocar aqui e é isto que não sei.

Diego Rech

Diego Rech

Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 11 anos Sexta-Feira | 13 dezembro 2013 | 09:50

Bom dia,

Assim, dentro da alíquota do Simples Nacional (na mesma faixa de enquadramento há diferença de produtos Tributados p/ ST)

Então na hora de calcular o simples tem que separar as vendas Tributadas, das Vendas ST.

Ex. Você vendeu R$40.000,00 (T) e R$7.000,00 (ST) e está na faixa 4 (7,54%), da tabela do simples Nacional.

Então seu cálculo vai ser de:

R$40.000,00 x 7,54%
R$7.000,00 x 4,98%

Isso porque, quando a mercadoria é ST, temos que classifica-lá no Anexo I, Seção II, Tabela 9 (caso seja comércio) e quando é Tributada, Anexo I, Seção I, Tabela I.

Vale tbm lembrar que no RS, a alíquota das mercadorias tributadas, sofre um redução, pois o ICMS daqui dispõe de isenção e redução, conforme a faixa do Simples Nacional.

Não sei se ficou meio confuso, mas qualquer coisa é só perguntar.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade