Cláudia Ibarreta
Bronze DIVISÃO 2 , Sócio(a) ProprietárioBoa tarde, tenho uma empresa do Simples Nacional no RS, minha empresa é de comércio, vendo só para o estado do Rio Grande do Sul, porém compro de vários outros estados, a alguns meses colocamos um gerenciador novo que me pede várias informações na hora de cadastrar os produtos e aí que minhas dúvidas não param...a primeira é:
*Quando compro com CFOP 5405, 6101, 5101, 5401, 6401 etc...Cfop's que não sejam 5102, qual a CFOP de venda que eu devo utilizar? Devo prestar atenção somente na CFOP da NF ou tbém considerar a CST?
*No meu gerenciador tem um campo que pede que eu informe o ICMS de venda, quando eu compro com CFOP 5102, coloco sempre o ICMS "NÃO TRIBUTADO", mas quando compro com essas outras CFOP's não sei se devo continuar usando o não tributado...minha contadora diz que devo sempre deixar "Não tributado" pq sou do simples, já o técnico que instalou o software diz que pelo que ele sabe mesmo eu sendo do simples eu devo alterar conforme a CFOP de compra...enfim, minha cabeça quase dá um nó... tenho medo de estar pagando mais impostos do que devia, ou então de estar sonegando.
*E sobre o PIS, COFINS, IPI, devo fazer como???
Alguém pode me ajudar de uma maneira clara, pois sou totalmente leiga no assunto.