Alexandre
Bronze DIVISÃO 2 , Micro-EmpresárioOlá!
Esta é minha primeira postagem, espero estar na sala correta e que alguém possa me ajudar.
Preciso regularizar a situação de uma empresa ME enquadrada no Simples Nacional desde 2009 mas que está uma "bagunça" com impostos não declarados/pagos, problemas com retificações, etc.
Sei que a primeira opção seria buscar um bom contador para regularizar tudo, mas a empresa no momento não tem condições para isso e precisa resolver nas seguintes etapas:
1. a partir de janeiro de 2014 fazer correta emissão de NF, com as corretas aliquotas, e correta declaração/pagamento mensal no Simples Nacional;
2. trabalhando da forma correta em 2014, retificar e regularizar todas as pendências de anos anteriores, inclusive com parcelamento das dívidas e impostos devidos.
3. recuperar saúde financeira para enfim contratação de um serviço de contabilidade da forma correta (hoje a empresa não possui funcionários e o faturamento é bem baixo, o que deve mudar até o final de 2014).
Tenho acesso ao Simples Nacional, ao Giss (portal de tributos municipal) e Ginfes (emissão de NF eletrônica).
Durante todo o período sempre foram emitidas NF corretamente, porém existe uma dúvida quanto a aliquota declarada no ISS e se estiver mesmo errado, será necessário retificar todas as NF (o que por sorte são poucas, cerca de 5 a 10 por mês no máximo).
Para começar, acessando o Simples Nacional, aparecem alguns avisos de cobrança. Porém os valores cobrados estão um pouco estranhos (altos).
Pelo CNAE da empresa (62.09-1-00) entendo que a mesma esteja enquadrada no anexo III o que seria o correto, com ISS de 2% (que tem sido declarado nas NFs) e mais 4% de CPP. Porém, o contador anterior declarou tudo como anexo V com aliquotas estranhas (e consultando a tabela do anexo V aqui do portal, não entendi nada de imediato mas vi que o valor é realmente alto).
Sendo assim, estando enquadrada no CNAE 62.09-1-00 posso retificar todos os débitos pendentes pelo anexo III?
Essa seria a dúvida inicial, sei que esse tópico vai longe (se alguém estiver disposto a ajudar)...
Agradeço desde já.