Celso Ricardo Justen Mussi
Bronze DIVISÃO 3 , Contador(a)Prezados amigos contadores,
Trabalho em uma empresa de auditoria, mas estou querendo virar um empreendedor e trabalhar exclusivamente com minha formação. Gostaria da ajuda dos senhores, pois quero pegar um primeiro cliente, mas estou com medo de assessorar esse potencial cliente de uma forma errônea ou fazer uma besteira. Minhas dúvidas são:
1 - A empresa foi aberta, mas ainda não fez a opção pelo simples. Eu mesmo posso cadastrar ela, sem eu ter CNPJ?
2 - Eu posso emitir para ele uma RPA?
3 - Meu "cliente" possui dois tipos de receita, que são: Venda de roupas esportivas, suplementos e Mensalidade academia.
Duvida: Ele terá que pagar ICMS sobre vendas dos produtos e emitir cumpom fiscal? Se sim, ele terá que comprar a máquina de cupom fiscal? Nas receitas de mensalidade, ele pode dar o recibo de pagamento e controlar essa receita por planilha? Para essas receitas tenho que controlar em algum livro.
4 - Na academia, há duas funcionárias, gostaria de saber se ele pode registrar as duas na empresa? No mesmo espaço da academia funciona uma associação que pertence ao meu cliente, ele pode cadastra uma na associação e outra na empresa?
Amigos, desculpa se são tantas dúvidas, mas desde já agradeço pela atenção e caso tenham outras dicas, serão bem vindas .
Conto com vocês, pois quero ser um ótimo contador!