Alexandre
Bronze DIVISÃO 2 , Micro-EmpresárioOlá,
Tenho uma dúvida que acredito seja algo simples, mas não achei resposta.
Quando emitimos uma cobrança via boleto bancário, temos que pagar ao banco uma tarifa. Dependendo do valor do boleto, ela se torna irrisória, mas se for um valor pequeno (ex: R$ 10,00) acaba sendo quase 50% do valor só de tarifa.
Como é proibido por lei inserir a cobrança do banco para o cliente pagar, o jeito é incluir no valor total de forma "oculta". Mas aí, a NF tem o valor total e o imposto é pago pelo valor total (ex: R$ 10,00 do serviço/produto + R$ 3,90 do banco = R$ 13,90).
Existe alguma forma de separar esses valor para não pagar o imposto sobre um dinheiro que é praticamente repassado ao banco? Ou é possível restituir isso?
Da mesma forma, se eu contrato um profissional terceirizado, posso separar o valor do serviço que ele prestou?
Exemplo: o serviço custa R$ 1mil e tem que ser emitida a NF total para o cliente final, porém o profissional cobrou R$ 500,00 que foram diretamente para ele, ou seja, a empresa só recebeu mesmo R$ 500,00. Esse profissional emitiu NF do serviço prestado (e portanto já pagou imposto sobre esses R$ 500,00), temos que pagar imposto novamente sobre esse valor? Como declarar ou restituir isso?
Obrigado!!!