x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 4

acessos 1.349

Pis/Cofins - Não cumulativo

jorge carlos amorim

Jorge Carlos Amorim

Iniciante DIVISÃO 3 , Analista Administrativo
há 11 anos Terça-Feira | 28 janeiro 2014 | 15:43

Empresa no regime não cumulativo do Pis/Cofins, está sujeita às alíquotas de 1,65% (Pis) e 7,6 % (Cofins), podendo se creditar de Pis e Cofins quando da compra de mercadorias.
Quando compra mercadorias de fornecedor também sujeito ao regime não cumulativo, tal fornecedor calcula e embuti na nota fiscal, valores equivalentes às alíquotas de 1,65 % (Pis) e 7,6 % (Cofins).
Quando compra mercadorias de fornecedor sujeito ao regime cumulativo, este fornecedor calcula e embuti na nota fiscal, valores equivalentes às alíquotas de 0,65 % (Pis) e 3 % (Cofins).
Acontece que não vem descrito os valores de Pis e Cofins nas notas fiscais dos fornecedores, nem se os mesmos estão calculando pelo Regime Cumulativo ou Não Cumulativo.
Como a empresa deve proceder?
Como o fisco orienta?

Sidney Costa

Sidney Costa

Ouro DIVISÃO 2 , Analista Sistemas
há 11 anos Terça-Feira | 28 janeiro 2014 | 19:25

As únicas coisas que importam é se o fornecedor seja pessoa jurídica, e se na legislação o produto tenha tributação normal (independente se o fornecedor tenha colocado tributação errada na nota).


O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade