x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 3

acessos 965

Imosto de Renda - Declaração de Bens e Direitos

Vera Lucia N, dos Santos

Vera Lucia N, dos Santos

Iniciante DIVISÃO 3
há 11 anos Segunda-Feira | 24 fevereiro 2014 | 14:03

Comprei um terreno no ano de 2000 por R$ 10 300,00. Ele está declarado no código 13 com o lançamento do valor das benfeitorias realizadas até 2012, totalizando o novo valor em R$ 52 286,46. Em 2013 foi concluída a construção da casa tendo sido gasto mais R$ 130.000,00. A minha dúvida é se continuo declarando em 2014 como terreno e somando a despesa da construção da casa como benfeitoria, ou se dou baixa no terreno e passo a declarar como casa? Na 2ª hipótese como proceder na declaração?
Att.
Vera Lucia

Rogerio de Souza Santos

Rogerio de Souza Santos

Ouro DIVISÃO 1 , Técnico Contabilidade
há 11 anos Segunda-Feira | 24 fevereiro 2014 | 15:01

Vera Lúcia,
No meu entendimento, levando em consideração que em 31.12.013 o bem já é casa, você deverá usar o código de casa (2a. opção como você disse).

- permanecer o terreno só na coluna 2.012(ano anterior) e

- no ano base 31.12.2013(ano base) declarar a soma do vr. anterior(31.12.2012 ), acrescentando o valor das benfeitorias feitas em 2013, o que vai perfazer o valor total do bem(casa).

Lembrando que você deverá procurar o cartório de registro de imóveis p/averbar esta construção(registrar).

Espero ter ajudado e um abraço,

Rogerio de Souza Santos
Wilson Fernando de A. Fortunato
Moderador

Wilson Fernando de A. Fortunato

Moderador , Contador(a)
há 11 anos Domingo | 9 março 2014 | 19:11

Boa noite!

Já temos no Fórum Contábeis um tópico fixado na sala de Legislação Federal destinado exclusivo para assuntos de DIRPF/2014.

Todas as dúvidas deverão ser concentradas neste tópico.

Clique aqui e confira.

Sempre pesquise antes de postar
Visite o meu Facebook.
***CCB

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade