x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 3

acessos 7.517

DIRF - DÚVIDA

José Fernando Pereira Rodrigues

Prata DIVISÃO 1 , Coordenador(a) Contabilidde
há 17 anos Quarta-Feira | 13 fevereiro 2008 | 10:21

meus amigos, vamos supor que na empresa que trabalho, ocorreu o seguinte caso:
a empresa DELTA LTDA emitiu 12 notas fiscais, uma em cada mês, de janeiro a dezembro de 2007.

de janeiro a setembro de 2007, ela emitiu 9 notas fiscais de R$ 500,00, e uma nota fiscal em dezembro de R$ 500,00(TOTAL 10 NFS)

e em outubro e novembro , ela emitiu 2 notas fiscais, cada uma, no valor de R$ 6.000,00, uma nota em cada mês.

nas notas de janeiro a setembro e dezembro não houve retenção de impostos, pois 1,5 % de R$ 500,00, é R$ 7,50, abaixo de R$ 10,00.

em outubro e novembro, houve retenção de 1,5% de IR, e 4,65 % de Pis, cofins e Csll

PERGUNTAS:
a) na Dirf no codigo 1708, eu preciso informar somentes os meses que houveram retenção ??

b) na Dirf no codigo 5952, eu preciso informar somentes os meses que houveram retenção ??

c) na Dirf eu preciso informar todos os rendimentos do fornecedor, independentemente de ter havido ou não retenção ??

OUTRA DÚVIDA, um funcionário que ganha R$ 500,00 por mês, vai percebe no ano bruto R$ 6.000,00, não devemos esquecer que do salario bruto abate-se o inss, ou seja, o BC tributável vai cair, portanto, não se retem imposto de renda deste funcionário, neste caso, existe obrigatoriedade em colocar este funcionário na DIRF ??a empresa está dispensada ???

att.

Fernando

RENATA

Renata

Bronze DIVISÃO 3 , Auxiliar Contabilidade
há 17 anos Quarta-Feira | 13 fevereiro 2008 | 11:25

Em relação ao funcionário, se sua empresa está obrigada a apresentar a DIRF, deverá informar todos os funcionários que tiveram rendimentos acima de R$ 6.000,00 pagos em 2007, independentemente de ter retenção na fonte.

Espero ter ajudado.

RENATA

Renata

Bronze DIVISÃO 3 , Auxiliar Contabilidade
há 17 anos Quarta-Feira | 13 fevereiro 2008 | 11:34

Retificando e respondendo as perguntas abaixo:

a) na Dirf no codigo 1708, eu preciso informar somentes os meses que houveram retenção ?? Não. Tem que informar todos os rendimentos do ano, se em algum mês de 2007 o prestador de serviço tiver sofrido retenção.b) na Dirf no codigo 5952, eu preciso informar somentes os meses que houveram retenção ?? Não. Idem.c) na Dirf eu preciso informar todos os rendimentos do fornecedor, independentemente de ter havido ou não retenção ?? Fornecedor? Você quis dizer prestador de serviço? Precisa informar todos os rendimentos.

Prata DIVISÃO 1 , Coordenador(a) Contabilidde
há 17 anos Quinta-Feira | 14 fevereiro 2008 | 10:52

na resposta anterior, vc tinha falado que SIM, que eu precisaria informar apenas os meses que houveram retenção.

depois vc RETIFICOU, afirmando que deve-se informar os outros meses, independentemente se houver ou não retenção de IRRF, PCC, etc.........

eu concordo contigo, realmente deve-se informar todos os rendimentos do prestador de serviço.

mas a minha dúvida é com relação a BASE LEGAL, onde eu encontro uma lei, um artigo, inciso, alínea, que me obrigue a informar todos os rendimentos do prestador de serviço, independentemente de retenção ou não.

essa é a minha dúvida, se outro participante do forúm, souber, ajudaria muito

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade

Algumas informações precisam ser revistas: