x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 1

acessos 789

IRPF 2014 - veículos

Tatiana Chagas

Tatiana Chagas

Bronze DIVISÃO 3 , Analista Contabilidade
há 11 anos Sexta-Feira | 7 março 2014 | 10:50

Bom dia à todos!

Minha dúvida seria sobre declarar veículo em bens e direitos...

Em 2012, foi adquirido um veículo da seguinte forma: ENTRADA+ FINANCIAMENTO
(A entrada foi dada como troca por um veículo anterior avaliado em 10mil + 5mil dinheiro)

O veículo anterior, nunca foi declarado, e também nunca foi transferido ao proprietário deste.

Porém, na declaração de 2013 (exerc. 2012), este novo veículo adquirido não foi declarado.

Penso que o ideal seria:
* Retificar a declaração 2013 (exerc. 2012), informando a aquisição do veículo através de financiamento.
* Informar o veículo a partir de então nas declarações, 2014.

A final, acredito que se o contribuinte não declará-lo, como cada vez mais o fisco está apertando o cerco, o mesmo poderá estar sujeito à complicações futuras, por não informar futuramente um possível capital.. ou até mesmo em uma próxima troca de veículo, com uma entrada maior... enfim, a grosso modo, virar uma bola de neve!

Estou em dúvida, pois já ouvi falar ,em tempos anteriores, que o melhor a se fazer é não declarar veículos pois '' é encrenca''. Inclusive não foi declarado anteriormente por isso, segundo o contribuinte. Mas penso que não é bem assim...!

É isso mesmo minha linha de raciocinio está correta?
É possível haver uma autuação, pela retificação ficar mais visada apenas pela inclusão de um bem?

Obrigada!!!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade