Leticia Oliveira de Abreu
Prata DIVISÃO 2 , Auxiliar Escrita FiscalÉ obrigatório a entrega dctf do mês de janeiro/2014 mesmo que a empresa não tenha movimento?
respostas 12
acessos 4.178
Leticia Oliveira de Abreu
Prata DIVISÃO 2 , Auxiliar Escrita FiscalÉ obrigatório a entrega dctf do mês de janeiro/2014 mesmo que a empresa não tenha movimento?
Robson Faria Teixeira
Prata DIVISÃO 2 , Analista FiscalBoa Tarde
Letícia
Segundo a Instrução Normativa n° 1.262 da Receita Federal do Brasil (RFB), é obrigatório sim independente do movimento, pois precisa comunicar se for o caso a for o caso, a opção pelo regime de competência segundo o qual as variações monetárias dos direitos de crédito e das obrigações do contribuinte, em função da taxa de câmbio, serão consideradas para efeito de determinação da base de cálculo IRPJ, da CSLL, do PIS/Pasep e da Cofins, bem como da determinação do lucro da exploração, conforme disposto nos arts. 3º e 4º da Instrução Normativa RFB nº 1.079/2010.,
Att
Alexandre da Silva Messias
Prata DIVISÃO 3 , Contador(a)Boa tarde, mas entrega só com os dados cadastrais?
pois , não tem aonde informar que a empresa não teve movimento,e se ficar tudo zerada não da problema?
depois só vai entrar em dezembro?
Robson Faria Teixeira
Prata DIVISÃO 2 , Analista FiscalBoa Tarde
Alexandre
No mês de Janeiro você tem que selecionar a opção de competência, caixa ou não se aplica conforme a Instrução Normativa, se não fazer esse processo a DCTF da erro, pois tive esse problema. Acredito que o problema vai ser não entrar a DCTF, pois fiz um teste na de Fevereiro e a opção não aparece. A IN 1285 explica melhor esse caso.
Espero ter ajudado
Att
Peterson
Ouro DIVISÃO 2 , Contador(a) Leticia Oliveira de Abreu
Entendo que apenas entregam as empresas que optaram pela tributação a opção pelo regime de competência para as variações monetárias.
Quem optar pelo regime de caixa não esta obrigado a entregar.
IN 1.110/2010
Felipe
Prata DIVISÃO 1 , Analista InformáticaEntendo que a DCTF de janeiro é tão somente obrigatória SE FOR O CASO de opção pela apuração das variações cambiais através do regime de COMPETÊNCIA.
Observem:
d) em relação ao mês de janeiro de cada ano-calendário, ou em relação ao mês de início de atividades, para comunicar, se for o caso, a opção pelo regime de competência segundo o qual as variações monetárias dos direitos de crédito e das obrigações do contribuinte, em função da taxa de câmbio, serão consideradas para efeito de determinação da base de cálculo IRPJ, da CSLL, da Contribuição para o PIS/Pasep e da Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins), bem como da determinação do lucro da exploração, conforme disposto nos arts. 3º e 4º da Instrução Normativa RFB nº 1.079, de 3 de novembro de 2010 . ( Redação dada pela Instrução Normativa RFB n º 1.262, de 21 de março de 2012 )
A Receita Federal subentende que por 'padrão', as empresas adotam o regime de caixa para a apuração das variações cambiais, dada a complexidade de tal apuração pelo regime de competência.
Fonte: http://www.receita.fazenda.gov.br/Legislacao/Ins/2012/in12622012.htm
Alexandre da Silva Messias
Prata DIVISÃO 3 , Contador(a)Robson Faria Teixeira, boa tarde, mas no caso os outros meses a empresa não tem movimento, ae so em dezembro iremos entregar a DCTF.
estou lendo a IN 1285, para esclarecer as duvidas, pois esse cliente que tenho, não tem movimentação e acho que nem terá ainda esse ano, so empresa esta ativa.
Thayná Aparecida Cunha Brandão
Bronze DIVISÃO 4 , ControllerAJUDA POR FAVOR !!! RS
Estou fazendo os envios das DCTF's de 01/2014 porém as empresas sem movimentos não são enviadas pelo fato da não obrigatoriedade. Porém, tem um campo relacionado a variação monetária e taxa de câmbio que está sendo obrigatorio preencher, e nessa empresa sem movimento preenchi e tentei enviar a declaração que para minha surpresa foi enviada. Alguem sabe me informar se todas as empresas mesmo sem movimento deverao ser entregues a DCTF durante todo o ano, só nesse mês para informar esse campo da variação monetária, ou se não é obrigado a fazer o envio??
Fico aguardando um anjo me ajudar rsrsrs !!!
Felipe
Prata DIVISÃO 1 , Analista InformáticaThayna, a DCTF de janeiro é obrigatória, mesmo que não haja débitos a declarar, quando for o caso de informar a opção pelo critério de reconhecimento das variações monetárias segundo o regime de competência.
As empresas, inativas ou não, não precisam realizar a entrega da DCTF de janeiro a menos que queiram optar por tal reconhecimento das variações através do regime de competência, onde deverão então, na DCTF de janeiro (havendo débitos a declarar ou não), realizar tal comunicado.
Se você realizou a entrega da DCTF de janeiro não há nenhum problema, apenas lembre-se de realizar a entrega da DCTF de dezembro da respectiva empresa.
Os meses seguintes ao de janeiro só devem ter a correspondente DCTF enviada caso haja débitos a declarar, exceto é claro, no caso da DCTF de dezembro, que é obrigatória para as empresas que não estão inativas, havendo débitos a declarar ou não.
Aproveito para citar o trecho específico da Instrução Normativa que trata da DCTF:
§ 1º As pessoas jurídicas de que tratam os incisos I e II do caput, deverão apresentar a DCTF Mensal, ainda que não tenham débitos a declarar: ( Incluído pela Instrução Normativa RFB nº 1.130, de 18 de fevereiro de 2011 ) (Vide art. 2º da IN RFB nº 1.130, de 2011 )
d) em relação ao mês de janeiro de cada ano-calendário, ou em relação ao mês de início de atividades, para comunicar, se for o caso, a opção pelo regime de competência segundo o qual as variações monetárias dos direitos de crédito e das obrigações do contribuinte, em função da taxa de câmbio, serão consideradas para efeito de determinação da base de cálculo IRPJ, da CSLL, da Contribuição para o PIS/Pasep e da Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins), bem como da determinação do lucro da exploração, conforme disposto nos arts. 3º e 4º da Instrução Normativa RFB nº 1.079, de 3 de novembro de 2010 . ( Redação dada pela Instrução Normativa RFB n º 1.262, de 21 de março de 2012 )
Angela Bassetti
Prata DIVISÃO 1 , Agente Administrativoboa tarde
tem empresa que ficou sem movimento o ano de 2014, antes da DCTF 3,2 eu entregava referente a dezembro e marcava todos os meses como sem movimento, e agora como ficou esta situação, alguem pode me ajudar por gentileza?
Elisangela Araujo dos Santos
Iniciante DIVISÃO 1 , Contador(a)Estou com a mesma duvida, hoje seria o ultimo prazo para enviar DCTF dez 2014, onde não enviei conforme as mudanças sem movimento.
Agora preciso enviar referente os meses de 2014 sem movimento?
Marco Garcia
Bronze DIVISÃO 3 , Técnico ContabilidadePrezados,
sou responsável por uma empresa que foi feito o Ato constitutivo em Agosto/2014, em Janeiro de 2015 aderimos o Simples Nacional.
Não foi feita DCTF e nem EFD-Contribuições em relação aos mêses de Agosto/2014 a Dezembro/2015. A empresa somente teve folha de pagamento em Novembro/2014 e Dezembro, essa foi a única operação da empresa neste ano.
Eu ia fazer DCTF de Dezembro informando os Mêses de Agosto a Dezembro/2014 que não tiveram movimento, mas vi que no programa da DCTF de Dezembro não tem essas opções de marcar os mêses sem movimentos. Gostaria de saber o que devo fazer nesse caso com relação a DCTF e EFD-Contribuições?
Grato.
Wilson Fernando de A. Fortunato
Moderador , Contador(a)
Boa noite!
Já temos no Fórum Contábeis um tópico fixado na sala de Legislação Federal destinado exclusivo para assuntos da DCTF Mensal.
Todas as dúvidas deverão ser concentradas neste tópico.
Clique aqui e confira.
Lembre-se, de acordo com as Regras do Fórum, sempre devemos pesquisar antes de postar.
O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.
Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies
1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade