x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 1

acessos 478

Ganho de Capital com venda de imóvel

Guilherme

Guilherme

Iniciante DIVISÃO 1 , Account Manager
há 11 anos Quinta-Feira | 27 março 2014 | 19:59

Vendi meu único apartamento (que havia adquirido ainda na planta em 2008 por 64 mil) e recebi 100 mil em Fev/14, neste mesmo mês fiz um contrato de compra e venda com o comprador.
Ainda não realizei a transferência no cartório deste venda, tendo em vista que o comprador irá financiar mais 35 mil para completar o valor total negociado. Essa transferência em cartório realizarei apenas quando a Caixa liberar o restante do valor em minha conta.

Até onde sei, a venda do único imóvel até 440 mil me deixa isento do imposto de renda sobre ganho de capital, correto?

Meu problema começa, pois estou negociando a compra de um terreno que deve se concretizar agora em abr/14 efetivando a transferência deste terreno ao meu nome. Como pretendo comprar este terreno antes da transferência em cartório da venda do meu apartamento, em tese ficarei com 2 imóveis em meu nome, o que de direito me faria perder o benefício de isenção sobre o ganho de capital, porém, como existe esse contrato “de gaveta” que tem valor legal, minha dúvida é:

Para declaração de IR que farei em 2015 (exercício 2014) a Receita aceitaria o contrato que fiz com o comprador vendendo o apartamento em Fev/2014, me deixando assim livre de pagar IR sobre ganho de capital?

Ou consideraria a data da transferência em cartório, onde caracterizaria a posse de 2 bens e me faria perder esse direito a isenção e consequentemente pagar um alto valor sobre este ganho que tive no apartamento?

Se conseguirem me ajudar nesse assunto eu agradeço muito, pois em tudo que procurei até o momento não consegui uma resposta convincente e é a única coisa que me prende hoje para efetivar o negócio do terreno.

Mário Gilberto Barros de Melo
Moderador

Mário Gilberto Barros de Melo

Moderador , Sócio(a) Proprietário
há 11 anos Quinta-Feira | 27 março 2014 | 21:53

Boa noite Guilherme,

Já temos no Fórum, este Tópico sobre DIRPF2014 assim sendo, pedimos a gentileza de promover uma pesquisa no mesmo e caso não encontre a resposta que procura, volte a postar sua consulta no mesmo.

"O conhecimento é a única riqueza que quando é dividida, automaticamente se multiplica"

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade