x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 1

acessos 1.030

Dúvida pontual de MEI em Ocupação Principal e Imposto Pago/R

MAURICIO

Mauricio

Iniciante DIVISÃO 2 , Autônomo(a)
há 11 anos Sexta-Feira | 28 março 2014 | 10:09

Olá,

Estou como MEI desde Julho/13. Emiti algumas notas de serviço dentro do limite permitido e paguei as GIAS mensais. No ano passado, a única renda que obtive foi através de tais notas. Contudo, o exercício de minha profissão é em outra área de atuação, diferente do que estou realizando no momento como MEI. As dúvidas que possuo são as seguintes:

1. Na ficha "Identificação do Contribuinte", no quadro "Ocupação Principal", há dois campos para selecionar: "Natureza da ocupação" e "Ocupação Principal". Gostaria de saber se para efeito de informação à RFB devo selecionar a opção 11 que refere-se a Profissional Liberal ou Autônomo sem vínculo de emprego para o campo "Natureza da Ocupação" ou se isto não é tão relevante. Diferente de anos anteriores, em 2013 eu não consegui uma nova posição dentro da minha área de atuação, mas surgiu uma oportunidade e acabei me tornando um MEI. Aí a dúvida que surge: Posso deixar minha ocupação principal como minha profissão de fato ou tenho que especificar como ocupação principal o cargo atual que venho desempenhando também ou simplesmente faço como comentei no início da questão (informando que sou autônomo, mas que minha profissão se mantém a mesma como anos anteriores)?

2. Na ficha "Imposto Pago/Retido", o primeiro campo é referente a "Imposto Complementar" onde fala para informar a soma dos DARF correspondente ao imposto pago dentro do ano de 2013. Gostaria de saber se o código 0246 corresponde aos pagamentos de DAS-SIMPLES NACIONAL (as GIAS que gerei pelo sistema do governo para pagamento mensal) e se pode informar o mesmo neste campo?

Fiz uma pesquisa antes mesmo de enviar esta mensagem ao fórum, mas não encontrei uma pergunta próxima da situação que comento acima. Esta é a minha primeira mensagem aqui no site Contábeis. Peço desculpas se tiver feito o descumprimento de alguma norma do fórum e pela pergunta que talvez para muitos entendidos da área contábil possa ser até primária.

Agradecido pela atenção e ajuda.

Abraço! Mauricio

Paulo R. Schafer
Moderador

Paulo R. Schafer

Moderador , Contador(a)
há 11 anos Sexta-Feira | 28 março 2014 | 22:58

Mauricio
Boa noite

Seja muito bem vindo ao Fórum Contábeis.

Sobre seu questionamento, procure respostas em tópico já existente sobre o assunto cujo objetivo visa centralizar as informações e discussões sobre o mesmo.

Para ser levado ao tópico indicado, clique aqui.

Att..

"100% focado onde houver 1% de chance"

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade