Mauricio
Iniciante DIVISÃO 2 , Autônomo(a)Olá,
Estou como MEI desde Julho/13. Emiti algumas notas de serviço dentro do limite permitido e paguei as GIAS mensais. No ano passado, a única renda que obtive foi através de tais notas. Contudo, o exercício de minha profissão é em outra área de atuação, diferente do que estou realizando no momento como MEI. As dúvidas que possuo são as seguintes:
1. Na ficha "Identificação do Contribuinte", no quadro "Ocupação Principal", há dois campos para selecionar: "Natureza da ocupação" e "Ocupação Principal". Gostaria de saber se para efeito de informação à RFB devo selecionar a opção 11 que refere-se a Profissional Liberal ou Autônomo sem vínculo de emprego para o campo "Natureza da Ocupação" ou se isto não é tão relevante. Diferente de anos anteriores, em 2013 eu não consegui uma nova posição dentro da minha área de atuação, mas surgiu uma oportunidade e acabei me tornando um MEI. Aí a dúvida que surge: Posso deixar minha ocupação principal como minha profissão de fato ou tenho que especificar como ocupação principal o cargo atual que venho desempenhando também ou simplesmente faço como comentei no início da questão (informando que sou autônomo, mas que minha profissão se mantém a mesma como anos anteriores)?
2. Na ficha "Imposto Pago/Retido", o primeiro campo é referente a "Imposto Complementar" onde fala para informar a soma dos DARF correspondente ao imposto pago dentro do ano de 2013. Gostaria de saber se o código 0246 corresponde aos pagamentos de DAS-SIMPLES NACIONAL (as GIAS que gerei pelo sistema do governo para pagamento mensal) e se pode informar o mesmo neste campo?
Fiz uma pesquisa antes mesmo de enviar esta mensagem ao fórum, mas não encontrei uma pergunta próxima da situação que comento acima. Esta é a minha primeira mensagem aqui no site Contábeis. Peço desculpas se tiver feito o descumprimento de alguma norma do fórum e pela pergunta que talvez para muitos entendidos da área contábil possa ser até primária.
Agradecido pela atenção e ajuda.
Abraço! Mauricio