x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 4

acessos 997

Declaração ajuste anual

Rodrigo

Rodrigo

Bronze DIVISÃO 4 , Consultor(a) Contabilidade
há 11 anos Quarta-Feira | 23 abril 2014 | 20:02

Bom dia, alguém saberia se eu o poderia declarar o gasto com a faculdade de uma pessoa de 25 anos que não é declarada como dependente? Devido à mensalidade ser paga pelo pai porem nem a mãe e nem o pai declararem o mesmo como dependente.
Obrigado.
Procurei e este assunto não consta no tópico.

Valdemir João Albanes

Valdemir João Albanes

Ouro DIVISÃO 3 , Administrador(a) Empresas
há 11 anos Quarta-Feira | 23 abril 2014 | 20:35

Boa noite!

De acordo com a legislação sobre o imposto de renda, são dedutíveis os pagamentos de despesas com instrução do contribuinte e de seus dependentes ou alimentandos (no caso de decisão judicial) feitos a estabelecimentos de ensino regular, como:
escolas de educação infantil (creche e pré-escola);
escolas de ensino fundamental (do 1º ao 9º ano);
escolas de ensino médio (antigo colegial);
instituições de ensino superior, compreendendo os cursos de graduação e de pós-graduação (especialização, mestrado e doutorado);
instituições de educação profissional, compreendendo o ensino técnico ou tecnológico.

mais informações aqui: Despesas com educação que podem ser deduzidas


att..

Cianorte - PR - "Capital do Vestuário"
"O entendido sabe tudo, o sábio apenas o essencial"
Rodrigo

Rodrigo

Bronze DIVISÃO 4 , Consultor(a) Contabilidade
há 11 anos Quarta-Feira | 23 abril 2014 | 21:33

ok.
Obrigado
Eu sei que a faculdade pode ser dedutível, porem quero saber se mesmo não lançando a pessoa que cursa o ensino como dependente de seu pai ou mãe e sendo o pai quem paga a faculdade eu poderia lançar esta despesa como despesa de instrução do titular (pai)?
obrigado

Valdemir João Albanes

Valdemir João Albanes

Ouro DIVISÃO 3 , Administrador(a) Empresas
há 11 anos Quarta-Feira | 23 abril 2014 | 21:59


Entendo que são dedutíveis apenas os pagamentos de despesas com instrução do contribuinte e de seus dependentes ou alimentandos, conforme citei, assim sendo, nesse caso não entra.

att...

Cianorte - PR - "Capital do Vestuário"
"O entendido sabe tudo, o sábio apenas o essencial"

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade

Algumas informações precisam ser revistas: