Lucas Salazar
Iniciante DIVISÃO 3 , Sócio(a) ProprietárioBoa tarde,
Venho trabalhando no regime PJ desde Ago/2013, e apenas agora, descobri algumas coisas sobre a utilização do faturamento da minha empresa. Preciso tirar algumas dúvidas para saber se vale a pena continuar nesse regime.
Todo PJ que eu conheço utiliza toda a renda obtida através das notas fiscais emitidas pela empresa, referente à prestação dos serviços. Muitos declaram um pró-labore de um valor menor do que a renda (para cálculo do INSS, acredito), mas mesmo assim utilizam todo o valor de caixa recebido pela empresa.
Eu venho fazendo a mesma coisa, porém não declaro pró-labore. Apenas venho utilizando todo o valor. Não tenho despesas em nome da empresa, utilizo todo o faturamento para fins pessoais. Porém, minha contadora me informou que isso não é cabível por lei.
Disse que o único meio de obter renda pela empresa é pelo pró-labore, e ainda esse tem um limite.
Fora isso, o resto deve ser destinado ao caixa da empresa, e só pode ser utilizado para fins da empresa. E ao final do balanço anual, posso retirar apenas 32% dos lucros da empresa para mim (como sócio).
Essa informação procede? Legalmente, como sócio-proprietário da empresa, não posso utilizar todo o valor de faturamento para fins pessoais? Como os trabalhadores PJ conseguem isso então? Estão todos trabalhando ilegalmente perante o Fisco?
OBS: Sou parte de uma sociedade de 3 proprietários, minha empresa é optante do SIMPLES Nacional.
Obrigado,
Lucas Salazar.