Antes de qualquer consideração,
Sou contra qualquer "jeitinho", seja em assunto pessoal ou administrativo condeno qualquer quebra de regras. Considero-me um "trouxa" seguindo regras onde outros não a seguem.
Simplesmente acho que algo está errado.
Estudo tributário? Obviamente que são feitos, provavelmente não são perfeitos, mas empenhamos ao mãximo para achar a melhor solução para a empresa. Mas será que é tão simples assim?
Não podemos prever tudo o que pode acontecer na vida de uma empresa pelo ano inteiro, ou podemos? Ninguém aqui está abraçando a "comodidade", a questão a me ver é outra: Se a empresa tem a oportunidade de crescer, que cresça, siga em frente.
O Simples Nacional é um grande passo às pequenas, um apoio necessário e bem-vindo, mas quando o apoio não é mais necessário, deveria permitir a mudança A vida das empresas é muito dinâmica, e principalmente nas pequenas o impacto é sempre muito maior.
No meu caso, a empresa em questão estaria muito bem servida optando pelo Simples Nacional. Não poderíamos esperar um contrato que triplica a produção da fábrica de uma hora para outra. Como poderia saber? E a empresa, o que deveria ter feito? Dizer "Não podemos atender, o estado não deixa, vamos deixar para o ano que vem..."
Finalizando, Saulo, concordo em gênero, número e grau com você, aqui não é local para discutir "jeitinhos", senão nunca seria um forum respeitado pelos seus frequentadores e peço sinceras desculpas pelo comentário no tópico anterior.
Abraços.