x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 4

acessos 20.566

Ganhos de Capital - CSLL e IRPJ - Lucro Presumido

Mirela

Mirela

Iniciante DIVISÃO 2, Professor(a) Universitário
há 9 anos Segunda-Feira | 12 maio 2014 | 11:54

Olá, colegas.

O Ganho de Capital (lucros) obtidos na alienação de bens do ativo permanente gera percentual sobre a CSLL e IR.

Na declaração de Imposto de Renda de Pessoa Jurídica - IRPJ, a empresa informa os bens que em consequência quanto houver venda, ou seja, alienação deste bem gerando o ganho de capital atribuindo percentual de 15% sobre o ganho.

A dúvida é: O lucro no Ganho de Capital referente a alienação de bens permanentes geram imposto tanto sobre o percentual para CSLL como no IR? Isso não seria bitributação?

Abraços,

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 9 anos Segunda-Feira | 12 maio 2014 | 12:59

Boa tarde Mirela

... O lucro no Ganho de Capital referente a alienação de bens permanentes geram imposto tanto sobre o percentual para CSLL como no IR? Isso não seria bitributação?

Se estivermos falando de empresa tributada pelo Simples Nacional, o ganho de capital sofrerá apenas a incidência do IRPJ a raão de 15%, entretanto se a empresa for tributada pelo Lucro presumido o IRPJ será de 15% e a CSLL 9%.

Não há em nenhum dos casos a pretendida bitributação.

...

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 9 anos Sexta-Feira | 23 maio 2014 | 14:13

Boa tarde Mirela

...uma empresa de Lucro Presumido quando informar a Declaração de Imposto de Renda de Pessoa Jurídica (DIPJ) , informará a alienação do bem sem gerar algum tributo.

A DIPJ propriamente dita não gera imposto algum.

O fato gerador do IRPJ e da CSLL incidentes sobre o ganho de capital é o próprio ganho (lucro na alienação do bem).

Os impostos gerados por esta transação serão informados na DCTF do trimestre em que foi realizada, e nas fichas que tratam da apuração do IRPJ e do cálculo da CSLL da DIPJ .

...

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.