x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 3

acessos 13.921

Exportação de Serviços (Simples Nacional)

Nash

Nash

Bronze DIVISÃO 3 , Assistente Contabilidade
há 12 anos Sexta-Feira | 23 maio 2014 | 14:59

Boa tarde!

Tenho um cliente do Simples Nacional que vai fazer uma implementação de sistema na Argentina e gostaria de saber como devo proceder com relação a tributação. Eu pesquisei um pouco e constatei que não existe impedimento algum, a minha duvida esta na incidência (ou não) de PIS, Cofins e ISS. Pela minha interpretação não há incidência. Mas gostaria de confirmar com vocês.

Obrigado

Fabio

Lucas Cury

Lucas Cury

Bronze DIVISÃO 4 , Trader Internacional
há 12 anos Quinta-Feira | 19 junho 2014 | 11:21

Olá Fábio,

realmente procede. Não há incidência do ISS, PIS ou COFINS sobre receita oriunda de exportação.

Cuidado somente com o SISCOSERV que apesar de isentar as empresas do SIMPLES do registro, pode enquadrar quanto aos limites operados.

Para estar imune, sugiro uma consulta a SRF para servir de base de entendimento legal ao consulente.

Att.,
Lucas

Grupo Carajás - https://www.grupocarajas.com.br
Reduza custos em suas operações internacionais.
Exportação Indireta e Outsourcing em Comércio Exterior. http://www.exportacaoindireta.com.br
Assessoria e Consultoria em SISCOSERV, SISCOMEX e SISBACEN
LUIS OSH

Luis Osh

Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 11 anos Terça-Feira | 12 agosto 2014 | 20:14

Boa noite,
De acordo com uma apostila elaborada pelo MDIC deve-se desconsiderar a tributação do PIS e da COFINS, mas não há previsão legal para desconsideração do ISS.
Artigo 16 da resolução CGSN 51/2008.
Cito abaixo texto da Fiscosoft no mesmo sentido.
"Todavia, tratando-se de receita decorrente da exportação de serviços, no que se refere ao PIS/Pasep e à Cofins, a Constituição também determina sua imunidade. Por conseguinte, oartigo 30 da Resolução CGSN nº 94/2011prevê que sobre a parcela das receitas sujeitas à imunidade, serão desconsiderados os percentuais dos tributos sobre os quais recaia a respectiva imunidade.
Portanto, as receitas decorrentes de exportação de serviços também deverão ser segregadas, a fim de que seja excluída a parcela referente ao PIS/Pasep e à Cofins.
No que se refere ao percentual relativo ao ISS, não há previsão para sua exclusão. Portanto, a receita decorrente da exportação de serviços ficará sujeita ao respectivo percentual para cálculo do Simples Nacional".
www.fiscosoft.com.br

Edval Gomes Cardoso

Edval Gomes Cardoso

Ouro DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 11 anos Terça-Feira | 19 maio 2015 | 15:38

Prezados,

Meu cliente fez uma palestra no Chile e o valor do serviço prestado será pago em dólar e depositado diretamente na conta corrente da empresa, que é optante pelo Simples Nacional, pergunto: é preciso emitir nota fiscal de serviço? É preciso quando do cálculo do Simples Nacional segregar esta receita como decorrente de exportação?

EDVAL G. CARDOSO CONTADOR
Enquete da semana Contabeis

Qual tema mais está travando sua rotina contábil hoje?

Clique para votar

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

1999 - 2026 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade · Preferências de cookies