x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 7

acessos 21.496

CSLL e IRPJ - trimestral pago em quotas

Visitante não registrado

há 10 anos Segunda-Feira | 26 maio 2014 | 20:21

Boa noite colegas. Depois de muito tempo fora da área contábil, estou aos poucos retornando...por isso algumas dúvidas que podem ser banais para a maioria de vocês........mas ....

O IRPJ e a CSLL são apurados trimestralmente, devendo ser pagos em quota única, até o último dia útil do mês subseqüente ao do encerramento do período de apuração.
À opção da pessoa jurídica, o imposto devido pode ser pago em até três quotas mensais, iguais e sucessivas, vencíveis no último dia útil dos três meses subseqüentes ao de encerramento do período de apuração a que corresponder.
Nenhuma quota pode ter valor inferior a R$ 1.000,00 (mil reais) e o imposto de valor inferior a R$ 2.000,00 (dois mil reais) será pago em quota única.
As quotas do imposto serão acrescidas de juros equivalentes à taxa referencial do Sistema Especial de Liquidação e Custódia (Selic), para títulos federais, acumulada mensalmente, a partir do primeiro dia do segundo mês subseqüente ao do encerramento do período de apuração até o último dia do mês anterior ao do pagamento e de 1% (um por cento) no mês do pagamento.

Diante disto pergunto:
1- continuam estas regras, tanto para quem é Lucro Presumido ou Real?
2- caso opte em pagar por quotas, por exemplo, do 1º trimestre, as quotas vencem em 30/04, 31/05 e 30/06?

Obrigado.

Vincius

Vincius

Prata DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 10 anos Terça-Feira | 27 maio 2014 | 09:00

Bom dia Paulo Roberto.

1 - Sim, as regras ainda são as mesmas.
2- Isso mesmo, serão sempre os 3 meses subsequentes no caso do 1º trimestre 30/04, 31/05, 30/06... 2º trimestre 31/07, 31/08, 30/09.

Espero ter ajudado,

Att,

Vinícius

Visitante não registrado

há 10 anos Terça-Feira | 27 maio 2014 | 23:25

Colegas, boa noite. Primeiro obrigado pelos esclarecimentos. Mais perguntas:
1 - Então podemos concluir que os impostos acima podem ser pagos cfe 3 possibilidades: 1.1- quota única; 1. 2- em 3 quotas, obedecidos os critério de limite da quota, etc....; 1.3- pagamento antecipado.
Seria isto?

2- posso, por exemplo, ref. ao 1º trimestre recolher em quota única, o 2º trimestre em 3 quotas e o 3º trimestre pagamento antecipado? ou no momento que recolho o 1º trimestre essa opção tenho que recolher também os demais?

3-Sobre a 3º possibilidade, pagamento antecipado: 3.1- posso fazer o recolhimento em qualquer dos dias, desde que dentro do trimestre que corre? 3.2- para essa modalidade, não tem limite de valor de quota?

Mais uma vez obrigado.

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 10 anos Quarta-Feira | 28 maio 2014 | 13:21

Boa tarde Paulo

Exatamente. Existem três possibilidades/modalidades para o pagamento do IRPJ e da CSLL

Sobre a 3º possibilidade, pagamento antecipado: 3.1- posso fazer o recolhimento em qualquer dos dias, desde que dentro do trimestre que corre? 3.2- para essa modalidade, não tem limite de valor de quota?

O recolhimento pode ser feito a qualquer dia (sim) desde que até a data de vencimento do trimestre, ou seja, até o último dia útil do mês subsequente ao do trimestre vencido.

Não há limites para o valor da quota, mas é aconselhável que se observe e pague o valor do IRPJ e da CSLL apurados no mês em questão.

...

Visitante não registrado

há 10 anos Quarta-Feira | 28 maio 2014 | 13:42

Olá Saulo...obrigado pelo retorno...e saberia me dizer como funciona na questão nº 2 ?

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 10 anos Quarta-Feira | 28 maio 2014 | 13:57

Boa tarde Paulo

- posso, por exemplo, ref. ao 1º trimestre recolher em quota única, o 2º trimestre em 3 quotas e o 3º trimestre pagamento antecipado? ou no momento que recolho o 1º trimestre essa opção tenho que recolher também os demais?

A Receita Federal não estipula a obrigatoriedade de se pagar na mesma modalidade durante o ano inteiro, ou seja, nenhuma destas opções são irretratáveis. Você pode/deve pagar em quota única, em três quotas ou por antecipação, ou ainda alternar as modalidades como melhor lhe convir.

Estando pago. Tudo bem.

...

Visitante não registrado

há 10 anos Quarta-Feira | 28 maio 2014 | 13:58

Beleza Saulo...muito obrigado pelos belos esclarecimentos. Grande abraço.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade