Jackeline Marcuci Rodrigues Aguera
Bronze DIVISÃO 4 , Contador(a)respostas 2.031
acessos 433.383
Jackeline Marcuci Rodrigues Aguera
Bronze DIVISÃO 4 , Contador(a)Alan Pierre Batista Vaz
Bronze DIVISÃO 5 , Micro-EmpresárioPessoal,
Vocês sabem quando irá sair a consolidação da divida? o mês de dezembro é a ultima parcela dos (5%) né?
Sou novo na área. Então gostaria de saber como funciona isso, a receita vai "calcular" os 5% também e vai nos informar se foi pago da forma correta ou não?
Porque estou perguntando isso, pois realizei o REFIS da copa para um cliente, fiz os procedimentos de calculo separando o valor principal com os valores de juros, multa e etc. Portanto a lei estabelece o minimo de antecipação de 5% do valor total, mas quando eu fui gerar o DARF desde agosto eu peguei o valor de 5% de antecipação e somei com o valor das futuras parcelas nomais.
Exemplo:
Valor total da divida: R$ 31.637,09
Valor da antecipação (5%): R$ 1.581,85/5meses = R$ 316,37
Valor das parcelas normais (180meses): 166,97
Fiquei sabendo que durante o 5 meses iria somente pagar o valor da antecipação, ou seja, R$ 316,37. Então na epoca acabei me equivocando e fiz o darf desde agosto até novembro neste valor R$ 483,34 (soma da parcela da antecipação e parcela normal).
Decio Pereira Bebiano
Ouro DIVISÃO 2 , Encarregado(a) FiscalAlan,
Não se preocupe com isto, no caso, os valores vão ser computados como antecipação mesmo, sendo que a mesma foi paga a maior!!!
A antecipação pagar a maior pode, o que não pode é fazer recolhimento a menor!!!
É so aguardar a consolidação, que não sabemos quando ira ocorrer!!!
um grande abraço
Decio Bebiano
Rogerio Kezerle
Bronze DIVISÃO 2 , Administrador(a) Banco de DadosEstou com uma duvida. Fiz o parcelamento pela lei 11941/2009 em sua abertura. Perdi o prazo da consolidação.
Quando ocorreu a reabertura em 20013, fiz nova adesão. Aí fiz uma grande bobagem.