x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 1

acessos 1.764

Cobrança de Imposto sobre Importados - Menos 50 dólares

MARGARETE MARAVELLI

Margarete Maravelli

Bronze DIVISÃO 2 , Não Informado
há 10 anos Quinta-Feira | 3 julho 2014 | 15:11

Por favor a quem puder me ajudar. Faço compras no site aliexpress.com de produtos de diversas lojas de bijuterias e alguns relógios para uso pessoal e todos os produtos custam na maioria menos de 10 dólares. Os produtos são enviados separadamente. O último que recebi cobraram imposto no valor de R$ 39,00 + R$ 12,00 (Nota de Tributação Simplificada). O produto custou R$ 13,00. Tem como recorrer desta cobranca abusiva? Se tem o que devo fazer? Se for legível, não deveria ser cobrado sobre o valor pago? Não tenho Nota Fiscal, mas tenho o boleto e tenho como imprimir as telas do pedido e do produto no site. Obrigada.

Bruno de Aquino Santana

Bruno de Aquino Santana

Prata DIVISÃO 1 , Coordenador(a) Fiscal
há 10 anos Terça-Feira | 15 julho 2014 | 09:55

Margarete,

O que diz a legislação quanto a importação:

Os bens que integrem remessa postal internacional de valor não superior a US$50.00 (cinqüenta dólares dos Estados Unidos da América) serão desembaraçados com isenção do Imposto de Importação, desde que o remetente e o destinatário sejam pessoas físicas.

Portaria MF nº 156, de 24 de junho de 1999
Instrução Normativa SRF nº 096, de 04 de agosto de 1999

Por tanto, no seu caso, a compra foi feita em um site e logo entendemos que este seria uma Pessoa Jurídica e não pessoa física.
Sendo assim o seu caso não se enquadra no limite de US$ 50,00.

Abraço.

"Quanto mais suor derramado em treinamento, menos sangue será derramado em batalha."

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade