x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 6

acessos 2.118

IRRF aplicações financeira - Apuração Trimestre

Fábio Henrique Catelani Ferreguti

Prata DIVISÃO 3 , Não Informado
há 10 anos Quarta-Feira | 23 julho 2014 | 09:55

Bom dia aos nobres colegas.

Pessoal, eu sei que o assunto já foi amplamente debatido aqui, porém, quanto mais eu leio, mais dúvidas pairam sobre minha cabeça.

A situação é a seguinte:

Empresa lucro presumido tem aplicações financeiras no banco do brasil (bb cdb di e bb rf lp 50 mil) a minha dúvida é a seguinte:

o imposto de renda sobre as aplicações financeiras podem ser fechados trimestralmente, juntamente com o irpj das atividades operacionais, normal?

li que seria apenas em maio e novembro se não me engano na solução de consulta 286/2010 da rfb. isso me deixou com dúvidas. Se algum colega que ja fez isso na prática puder me ajudar, agradeço muito. Obrigado

Eliza Vieira

Eliza Vieira

Bronze DIVISÃO 4 , Auditor(a)
há 10 anos Quarta-Feira | 23 julho 2014 | 10:26

Fábio,

Fechamos trimestralmente. Deduzimos o IRRF retido nos períodos em que os valores de rendimento são incluídos na base de cálculo do IRPJ/CSLL, nos casos em que há, por exemplo, resgate parcial ou total dos valores das aplicações.
Conforme art. 55 da Instrução Normativa 1022/2010 e na solução de consulta que você citou.

há 10 anos Quarta-Feira | 23 julho 2014 | 10:32

Elisa, bom dia e muito obrigado pelo seu retorno.

E quanto ao documento que você utiliza para isso, seria o 'informe de rendimentos financeiros do trimestre' emitido pelo banco, ou você utiliza outro relatório?

Por que pelo que estive analisando, o valor dos rendimentos do informe, não bate com o de outros relatórios gerenciais emitidos pelo banco, porém, creio que o documento hábil para fazer esse fechamento seja de fato o informe de rendimentos, certo ?

Eliza Vieira

Eliza Vieira

Bronze DIVISÃO 4 , Auditor(a)
há 10 anos Quarta-Feira | 23 julho 2014 | 11:31

Fábio, utilizamos o informe de rendimentos e extratos das aplicações.
Para facilitar no momento da apuração, fazemos mensalmente o controle contábil dos valores, separando os rendimentos mensais dos rendimentos sobre os valores resgatados.

há 10 anos Quarta-Feira | 23 julho 2014 | 14:09

Eliza apenas recapitulando, quando você diz que faz a separação dos rendimentos mensais e os rendimentos resgatados, pra que seria ? Não se considera o para tributação o 'rendimento tributavel' do informe de rendimento?

ANA MARIA

Ana Maria

Bronze DIVISÃO 5 , Contador(a)
há 10 anos Quinta-Feira | 14 maio 2015 | 17:58

Boa tarde

Alguém poderia me ajudar, o irf sobre aplicação financeira foi retido a alíquota de 22,5% e a empresa recolhe sobre o rendimento 15% de imposto de renda. Essa diferença vai ficar no Ativo da empresa em IR Retido. Essa diferença a empresa pode pedir restituição na receita federal?

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 10 anos Quinta-Feira | 14 maio 2015 | 20:32

Boa noite Ana,

A diferença positiva entre o imposto de renda retido na fonte e o devido sobre suas receitas normais, deve ser compensada nos meses seguintes pelo prazo de cinco anos.

Se ao cabo deste prazo não foi possível (comprovadamente) compensar, ou a empresa foi ou será extinta, a restituição pode ser solicitada via PerDComp.

...

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade