x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 1

acessos 941

M.E.I junto com Carnê-Leão. É legal ?

Hesin Fassberg

Hesin Fassberg

Iniciante DIVISÃO 1 , Account Manager
há 10 anos Quinta-Feira | 7 agosto 2014 | 09:39

Bom dia a todos,

Possuo uma M.E.I com faturamento anual, próximo de R$ 50.000 (abaixo do teto, que é R$ 60.000)

Paralelo a isso, eu também sou palestrante. Neste trabalho, recebo aproximadamente R$ 40.000 líquidos / anual.

Como sempre recebo em dinheiro, preciso colocar esse valor das palestras na minha conta bancária.

A dúvida é a seguinte:

Posso continuar com a M.E.I, e junto a isso, fazer depósitos mensais de R$ 4.000 do valor referente as minhas palestras (Nesse caso, pagando carnê-leão ?)

Ao final do ano, terei R$ 50.000 + 40.000.

Isso vai de alguma forma, invalidar meu enquadramento na MEI ?

Muito obrigado a todos.

Márcio Padilha Mello
Moderador

Márcio Padilha Mello

Moderador , Contador(a)
há 10 anos Quinta-Feira | 7 agosto 2014 | 11:58

Hesin, se a atividade de MEI é diferente da de palestrante, não vejo problema. Com relação aos rendimentos das palestras, o carnê-leão só é feito quando a fonte pagadora é uma pessoa física, portanto, se quem te contrata são empresas/entidades eles deveriam reter os impostos e fazer o recolhimento.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade