Denise Alves Bezerra
Iniciante DIVISÃO 2 , Administrador(a) EmpresasBoa tarde
Necessitamos de esclarecimento quanto a responsabilidade da DCTF.
Resumidamente temos o seguinte cenário:
- Em maio de 2010 houve a troca de contabilidade responsável pela nossa empresa;
- Após assinatura do contrato, ficaram alguns documentos pendentes a serem transferidos de uma contabilidade para outra;
- A contabilidade que assumiu, solicitou de forma genérica (sem especificar documentos e prazos) que fossem entregues os documentos que houve com relação a empresa até então;
- Em 2012, quando houve a necessidade da emissão de certidão negativa da RFB, verificamos que havia pendencia, com relação a entrega da DCTF do primeiro semestre de 2010;
- Ao contatar a contabilidade, ela então verificou que não havia sido feita a entrega da DCTF;
- O ajuste da DCTF foi feita 2 anos depois, gerando dessa forma multa e juros pelo atraso da entrega;
Com relação a este cenário, gostaríamos de esclarecimento sobre a responsabilidade da entrega do documento. Pelo que apuramos até agora esta responsabilidade seria da contabilidade que assumiu a empresa em maio de 2010, já que estava sobre sua gestão o dever orientar a empresa quanto a necessidade do acesso a documentos referente a DCTF, bem como a entrega da declaração em dia.
Gostaríamos de orientação com relação a esta responsabilidade, bem como quem deve arcar com os custos da multa aplicada?
Grata
Denise