x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 1

acessos 1.797

Aluguel de Notebook empresa- existe desconto no IR?

Vanilson Roa

Vanilson Roa

Prata DIVISÃO 1 , Gerente Controladoria
há 10 anos Segunda-Feira | 18 agosto 2014 | 18:29

Ola,

Eu trabalho em uma empresa de 15 pessoas, e cada um usa notebook ( comprado pela empresa ), e tenho ouvido falar que algumas empresas alugam e que seria mais vantajoso devido a atualizarem o equipamento no final do contrato e principalmente por não comprar um ativo e descontar a mensalidade do IR da empresa.

Esse desconto do IR procede?

Abraços

CLAUDIO TOLEDO SANT'ANNA

Claudio Toledo Sant'anna

Prata DIVISÃO 2 , Advogado(a)
há 10 anos Quarta-Feira | 20 agosto 2014 | 18:27

Se a empresa em que você trabalha recolhe o imposto de renda pelo lucro real, as despesas com locação de bens, como computador, são dedutíveis na apuração do imposto.
Quando uma empresa compra ativo imobilizado, também tem direito de deduzir a quota de depreciação do bem. No caso de computadores me parece que a dedução é de 20% do valor de aquisição por ano.

Agora, se sua empresa está no lucro presumido, ambas despesas são indiferentes na apuração do imposto de renda. Ou seja, não aumentam nem diminuem o imposto.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade