x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 2

acessos 1.921

Livros diário

CINTIA GOLDONI LONGUINI

Cintia Goldoni Longuini

Bronze DIVISÃO 1 , Analista Contabilidade
há 17 anos Segunda-Feira | 24 março 2008 | 12:52

Boa tarde, minha empresa por se tratar de um exemplo de organização não sabe me informar a numeração dos livros diário e razão até o ano de 2006. Há algum problema, caso eu coloque para 2007 a numerão dos livros como nº 01?

GILBERTO OLGADO
Moderador

Gilberto Olgado

Moderador , Contador(a)
há 17 anos Segunda-Feira | 24 março 2008 | 13:10

Boa tarde Cintia...

Olha, o ideal é você dar sequência na numeração dos livros, veja se você consegue saber quantos balanços foram emitidos desde a abertura da empresa. Sei que é complicado, se a empresa já está aberta a um longo tempo fica mais difícil, na DIPJ também há um campo onde se informa o número do livro diário, veja algumas antigas e você dará sequência. Veja também se foram registrados na jUCESP ou cartório algum livro, enfim, tente descobrir de alguma forma a sequência numérica dos mesmos. A numeração do Diário e Razão geralmente são os mesmos, se você achar um deles saberá o outro também, bom trabalho pra você, você tem que ser uma Detetive e tentar investigar, rs, mas você encontrará.

Abraço

Gil

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "
ANDRE FABRICIO

Andre Fabricio

Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 17 anos Segunda-Feira | 24 março 2008 | 13:45

Olá Cintia Goldoni Longuini

O Livro Diário constitui o registro básico de toda a escrituração contábil e, por isso mesmo, a sua utilização é indispensável.

De acordo com o Decreto-lei 486/69, art. 5. Sem prejuízo de exigências especiais da lei, é obrigatório o uso de Livro Diário, encadernado com folhas numeradas seguidamente, em que serão lançados, dia a dia, diretamente ou por reprodução, os atos ou operações da atividade, ou que modifiquem ou possam vir a modificar a situação patrimonial da pessoa jurídica (Decreto-lei 486/69, art. 5).

Cintia desculpa mas não lembro e não achei a lei que fala q a não organização dos documentos pode acarretar uma multa de ate...

Att
André Fabrício

"O Poder da tua INVEJA é a velocidade do meu SUCESSO"

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade