x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 3

acessos 1.951

Não pagamentos do simplis nacional

Frank DORIAN

Frank Dorian

Bronze DIVISÃO 2
há 10 anos Terça-Feira | 26 agosto 2014 | 23:31

Tenho uma empresa optante do simples nacional , trabalho com INTERMEDIAÇÔES de negócios financeiro , sou comissionado e ultilizo -se de terceirizados autônomos para que a negociação tenha maior rotatividade . O banco nos paga 10% dos valores que emprestamos , devido a concorrência hoje o terceirizados leva 90% desse valor , me impossibilitando de pagar os tributos gerados pelo recebimento desse recurso. Qual o risco que corro com o não pagamento do simplis ? Em logo tempo? Qual a melhor modalidade de empresa que me enquadraria ? Posso ser preso?

Marllon Freitas

Marllon Freitas

Prata DIVISÃO 4 , Auxiliar Contabilidade
há 10 anos Quarta-Feira | 27 agosto 2014 | 08:10

O não pagamento de impostos nunca é "bom negócio".
Não você não será preso, a não ser que omita receitas (e seja muito azarado) sonegando impostos. O não pagamento não caracteriza crime.
O problema está em dois pontos:
1º Certidões Negativas: Muitas empresas exigem certidões negativas na hora de contratar um prestador, o que pode gerar problemas pra você caso não pague.
Juros, Multas e Encargos: Os impostos não pagos irão acumular multas e juros, além de encargos se forem para divida ativa. Você pode acabar criando uma situação da qual não consiga sair no futuro.
É importante ainda frisar que caso sua empresa NÃO seja LIMITADA, ou seja, se for firma individual, os débitos recaem diretamente sobre o titular. Podendo fazer com que você sofra a LONGO prazo, inclusive, penhora de bens.

Quanto a forma de tributação no lucro Real você pode ter vantagens no IRPJ e CSLL, mas tenha MUITO cuidado, é um regime dispendioso e caro inclusive com relação ao honorário contábil, já que exige muitas obrigações acessórias dispensadas ao optante pelo Simples Nacional. Seria interessante sentar com seu contador e fazer uma avaliação, simulando por exemplo quanto você teria pago em impostos e obrigações no último semestre no lucro real, no presumido e quanto pagou no simples, tendo assim uma boa base para se decidir.

Avalie melhor seu negócio.
Você não pode pagar uma "comissão" para um terceirizado que não te permita sequer pagar os impostos da sua empresa. Além de não ter lucro você está criando dividas para sua empresa, para que outra pessoa lucre!? Tem alguma coisa errada aí não acha?

Espero ter ajudado.

Att.
Marllon Freitas
Duin Assessoria Contábil
http://www.duincontabil.com.br/
Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 10 anos Quarta-Feira | 27 agosto 2014 | 08:16

Bom dia Frank

O banco nos paga 10% dos valores que emprestamos , devido a concorrência hoje o terceirizados leva 90% desse valor , me impossibilitando de pagar os tributos gerados pelo recebimento desse recurso

Se com o dinheiro que lhe sobra você não consegue pagar os impostos, deve paralisar imediatamente seu negócio e explorar outra atividade que lhe seja mais rentável.

Qualquer atitude diferente desta lhe trará sérios aborrecimentos em um futuro bem próximo..

...

Marllon Freitas

Marllon Freitas

Prata DIVISÃO 4 , Auxiliar Contabilidade
há 10 anos Quarta-Feira | 27 agosto 2014 | 08:47

Vale ainda destacar que segundo a Solução de Consulta nº 171 - Cosit de 25 de junho de 2014 da Receita Federal clique aqui
A atividade de INTERMEDIAÇÃO DE NEGÓCIOS é impeditiva para o Simples Nacional.
Essa atividade só passa a ser permitida com o advento da LC 147/2014 com efeitos a partir de 07 de agosto de 2014. O faturamento dos períodos anteriores a essa data, caso tributados pelo Simples Nacional estão em desacordo com a legislação.

Att.
Marllon Freitas
Duin Assessoria Contábil
http://www.duincontabil.com.br/

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade

Algumas informações precisam ser revistas: