x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 4

acessos 3.398

Como Fazer ?!?!?!?!

Marco Aurelio Bitencourt

Marco Aurelio Bitencourt

Prata DIVISÃO 2 , Analista Contabilidade
há 17 anos Quarta-Feira | 26 março 2008 | 12:18

Tenho um cliente que "TOMA" Serviço de Consultoria da Qualidade de uma Firma Individual, e consultando seu CNPJ no site da Receita, esta Firma Individual está cadastrada assim:

CÓDIGO E DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE ECONÔMICA PRINCIPAL
70.20-4-00 - Atividades de consultoria em gestão empresarial, exceto consultoria técnica específica

CÓDIGO E DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES ECONÔMICAS SECUNDÁRIAS
85.50-3-01 - Administração de caixas escolares
85.50-3-02 - Atividades de apoio à educação, exceto caixas escolares

CÓDIGO E DESCRIÇÃO DA NATUREZA JURÍDICA
401-4 - EMPRESA INDIVIDUAL IMOBILIARIA

Existe algum problema para meu cliente continuar tendo como fornecedor esta empresa, visto que visivelmente ela está irregular?!?!?!??!

Como posso fazer a abordagem ao Empresario Individual, e mostrar à ele que o caminho que ele está indo não é o correto, e de repente até tê-lo como Cliente, isto sem ferir o Código de Ética?!?!?!!?

Obrigado.

Marco Aurelio Bitencourt

Marco Aurelio Bitencourt

há 17 anos Quarta-Feira | 26 março 2008 | 12:21

Lembrando que provavelmente foi um Colega da Classe Contábil que orientou o empresario a registrar a empresa assim. E pelo que eu saiba qualquer atividade de Consultoria deveria caracterizar profissão regulamentada e não atividade empresarial.... bom, agradeço a ajuda de todos.

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 17 anos Quarta-Feira | 26 março 2008 | 20:07

Boa noite Marco,

O que realmente fere o código de ética, alertar o empresário quanto ao "provável engano" cometido pelo contador, ou deixar que arque com as consequências dos erros cometidos por aquele à quem confiou a responsabilidade contábil?

Até onde vai sua responsabilidade como contador, diante do fato, considerando que você sabe que está errado e que está em jogo a reputação da classe?

Não vejo o respeito a ética em se "cruzar os braços" e depois apontar o culpado. Alerte o empresário no sentido de que deva cobrar do contador o correção das irregularidades e coloque-se a disposição deste (do contador) para ajudá-lo orientando-o no que for possivel.

Se for um contador inteligente, com certeza entrará em contato com você para aceitar sugestões e juntos regularizarem a situação. Com isto, não perderá o cliente a ganhará um amigo que sabe mais do que ele.

No entanto, se o contador não entrar em contato e achar que você está sendo antiético, provavelmente perderá o cliente e a oportunidade de aprender.

Não sabe e não quer aprender, é o pior dos profissionais.

Não há demérito algum em não saber, se assim fosse não haveria motivos para existência do Fórum Contábeis.

...

Marco Aurelio Bitencourt

Marco Aurelio Bitencourt

há 17 anos Quinta-Feira | 27 março 2008 | 08:38

Muito Obrigado Saulo, concordo com sua explanação. Irei fazer isto o mais rápido possível.... Só mais uma dúvida, neste caso supondo que apesar de meus esforços as coisas continuem assim, o que de concreto pode acontecer com este empresário?!?!?!??!?!?!

Leny

Leny

Bronze DIVISÃO 3 , Account Manager
há 17 anos Quinta-Feira | 27 março 2008 | 15:23

Olá!
Marcos, quanto ao seu questionamento tive um identico,mas o culpado nao foi o contador e sim a propria Receita Federal quando houve a mudança do CNAE, fui até a Receita levando os documentos da empresa inclusive CNAE anterior, fui informada que realmente houve problemas na troca do CNAE, mas que eu fizesse um pedido de alteração de atividades, fiz isso e resolvi o problema.
Leni

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade