x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 6

acessos 11.721

tendo CNPJ, posso tambem ser autonomo

Stefane Costa

Stefane Costa

Iniciante DIVISÃO 2 , Assistente
há 10 anos Quinta-Feira | 11 setembro 2014 | 21:52

Boa noite! me ajuda por favor! quem esta no Simples nacional (cnpj) como prestadora de serviço de transporte, pode também ser autônomo? ou seja, ao invés de emitir NF de serviço, emiti recibo de autônomo? Isso pode ou não?

aguardo a resposta

Rafaella

Rafaella

Iniciante DIVISÃO 1 , Auxiliar Administrativo
há 10 anos Quinta-Feira | 11 setembro 2014 | 23:16

Boa noite Stefane
não sei se entendi direito sua pergunta, mas respondendo... não pode, pois a partir do momento que você possui um CNPJ, você se torna uma empresa que deve prestar contas para o governo como tal, independente de seguir o regime do simples ou não.

Stefane Costa

Stefane Costa

Iniciante DIVISÃO 2 , Assistente
há 10 anos Sexta-Feira | 12 setembro 2014 | 16:34

Obrigado Pessoal pela ajuda!

É que eu tenho um amigo que tem empresa(CNPJ) e esta está trabalhando como autônomo. Pensei que não podia, pois desde o momento que eu passo a ter meu CNPJ, não poderia mas trabalhar como autônomo, somente dando NF.... Mais então fica opcional, não e obrigado a dar NF...

Vê se esta correto o meu entendimento...

Att,

Stefane.

Fernando

Fernando

Prata DIVISÃO 1 , Assessor(a) Contabilidade
há 10 anos Terça-Feira | 23 setembro 2014 | 22:28

Ola Stefane

Esta correto mais como pessoa física a tributação e maior do que PJ, sua empresa esta no simples nacional ? veja os benefícios do supersimples http://nogalcontabilidade.com.br/supersimples/ como autônoma você teria que pagar o INSS que a retenção e de 11% mais o IR que varia de 7,5% a 27,5%

Abs

Fernando Augusto
https://www.nogalcontabilidade.com.br - Consultoria empresarial, Contábil,Tributaria
e Consultoria em marketing
FABRICIO SILVA

Fabricio Silva

Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 10 anos Terça-Feira | 23 setembro 2014 | 23:46

Como disse o Fernando, a tributação como autônomo será mais onerosa pra você, e ele ainda esqueceu do ISS. E lembro que caso você preste serviço como autônomo a Pessoa Jurídica, os valores serão retidos no momento do pagamento, e se a empresa não for optante do Simples, ela ainda terá que pagar 20% de INSS.

JOANA DARC MACIEIRA

Joana Darc Macieira

Prata DIVISÃO 2 , Técnico Contabilidade
há 10 anos Terça-Feira | 3 fevereiro 2015 | 11:12

Ola pessoal,

Só para entender melhor as informações constantes desse tópico: sou contabilista. Tenho inscrição como autônoma escritório individual e acabei de me legalizar como PJ-CNPJ. Minha questão: Eu posso fornecer RPA para alguns clientes e NF-PJ-CNPJ para outros? Ou, no momento em que tenho a PJ não posso mais dividir a minha receita?
No aguardo
Grata
Joana

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade