x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 1

acessos 415

Venda de imóvel em condomínio: ganho de capital ou doação

Ana Carla Velozo Jacubiski

Iniciante DIVISÃO 3 , Subchefe Seção
há 10 anos Quinta-Feira | 18 setembro 2014 | 15:39

Caros amigos,

Este portal é ótimo. Um abraço a todos! Preciso de ajuda em um caso particular que está me tirando o sono e preciso resolver o mais breve possível!

Eu, minha mãe e minha irmã vendemos uma casa no valor de R$ 280.000 (50% da minha mãe e 25% das irmãs) e vamos usar o valor para comprar outra residência que deverá ser colocada apenas no nome da minha irmã. A nova casa custará 350.000 e minha mãe vai complementar o valor. Este não era o único imóvel em nosso nome. Eis a minha questão:

Como poderemos legalizar esta situação de forma a termos menos prejuízo com impostos e despesas cartoreiras?
1) compramos o imóvel no nome das 3 e eu e minha mãe doamos para minha irmã?
2) eu e minha mãe doamos o valor para minha irmã e ela compra sozinha?
3) há outra alternativa?

Como devo proceder?

Paulo R. Schafer
Moderador

Paulo R. Schafer

Moderador , Contador(a)
há 10 anos Quinta-Feira | 18 setembro 2014 | 18:29

Boa tarde

Seja muito bem vinda ao Forum Contabeis!

Já temos um tópico criado com o objetivo de centralizar as informações e discussões sobre o assunto.

Para acessa-lo, clique aqui.

Leia as mensagens já postadas se ainda assim persistirem dúvidas fique a vontade para fazer novo questionamento no tópico indicado.

Att..

"100% focado onde houver 1% de chance"

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade