x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 4

acessos 12.404

preencher declaração com informações do holerite

DIORGENES HENRIQUE DE LIMA MODENESI

Diorgenes Henrique de Lima Modenesi

Iniciante DIVISÃO 5 , Analista Contabilidade
há 17 anos Terça-Feira | 1 abril 2008 | 08:54

estou na seguinte situação:

ano passado só trabalhei por três meses e registrado com R$ 550,00 em outubro, novembro e dezembro, mas não recebi o informe de rendimentos, como tenho uma empresa em meu nome tenho que declarar.

a minha pergunta é a seguinte: como declarar meus rendimentos tributaveis com base nos holerites?

aguardo a resposta.

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 17 anos Terça-Feira | 1 abril 2008 | 09:41

Bom dia Diorgenes,

A fonte pagadora, pessoa física ou jurídica, deverá fornecer à pessoa física beneficiária, até o último dia útil do mês de fevereiro do ano subseqüente àquele a que se referirem os rendimentos, documentos comprobatórios, em uma via, com indicação da natureza e do montante do pagamento, das deduções e do imposto retido no ano-calendário de 2007, conforme modelo oficial.

No caso de retenção na fonte e não-fornecimento do comprovante, o contribuinte deve comunicar o fato à unidade local da Secretaria da Receita Federal do Brasil de sua jurisdição, para as medidas legais cabíveis.

Ocorrendo inexatidão nas informações, tais como salários que não foram pagos nem creditados no ano-calendário ou rendimentos tributáveis e isentos computados em conjunto, o interessado deve solicitar à fonte pagadora outro comprovante preenchido corretamente.

Na impossibilidade de correção, por motivo de força maior, o contribuinte pode utilizar os comprovantes de pagamentos mensais, ficando sujeito à comprovação de suas alegações, a critério da autoridade lançadora.

É o que se lê na resposta dada pela Receita Federal à Pergunta 051 acerca do assunto.

Vale dizer que a empresa está obrigada à entrega do Informe de Rendimentos e que você deve solicitá-lo. Não é aconselhável prestar informações com base unicamente nos hollerites, haja vista que se corre o risco de divergir das informações prestadas pela empresa ao fisco.

...

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade