x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 4

acessos 574

Cálculo dos impostos federais

leila costa

Leila Costa

Ouro DIVISÃO 1 , Não Informado
há 10 anos Sexta-Feira | 3 outubro 2014 | 14:59

Pessoal,

Boa tarde,

Meu cliente atua no ramo da construção civil, está realizando a construção de um galpão.

Vejam, por favor se meu entendimento está correto:

* Para calcular o IRPJ: Se a construção for por empreitada total e houver materiais próprios que vão ser incorporados a obra, eu aplico 8% sobre a RB para depois aplicar os 15% do IRPJ, ou seja, IRPJ : 1,20% (8,00% x 15,00%)

* Se não houver aplicação de materiais, ou for empreitada parcial, eu aplico 32% sobre a Receita Bruta e depois 15% para determinar o IRPJ.

4,8% IRPJ (32% x 15%)

Está correto?

Quanto a CSLL:

* Sendo empreitada parcial aplico 2,88% (32% x 9%)

* Sendo empreitada total com materiais e mão de obra eu aplico CSLL : 1,08% (12,00% x 9,00%)

Obrigada

Leila
Felipe M

Felipe M

Ouro DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 10 anos Sexta-Feira | 3 outubro 2014 | 15:23

Leila Duarte Costa sim seu raciocínio está correto.

Felipe Moura

“O trabalho da contabilidade é manter o capitalismo honesto.”(Hans Hoogervorst )
GABRIEL MOTA

Gabriel Mota

Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 10 anos Sexta-Feira | 3 outubro 2014 | 16:27

Leila,

Como o colega Felipe falou, seu pensamento está correto.
Porém, não custa nada lembrar ou alertar, que tome muito cuidado ao usar as alíquotas para IR de 1,20% e 4,80% pois se tiver Adicional de IR você não irá calculá-lo aplicando essas alíquotas. Por isso, aconselho que sempre utilize a presunção (8% ou 32%), analise se essa BASE DE CÁLCULO incidirá o Adicional e depois aplique a alíquota do IR (15%). Dessa forma é menos provável que aconteça erros.
Espero ter ajudado.

leila costa

Leila Costa

Ouro DIVISÃO 1 , Não Informado
há 10 anos Sexta-Feira | 3 outubro 2014 | 18:22

Gabriel Mota

Boa noite,

Por favor vc poderia me dá um exemplo prático, pois não consegui acompanhar seu raciocínio.

Muito Obrigada.

Leila

Leila

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade