x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 1

acessos 750

IRPF-Pensão alimentícia

Itiene Rabelo de Oliveira

Itiene Rabelo de Oliveira

Bronze DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 18 anos Quarta-Feira | 2 abril 2008 | 15:56

Boa tarde!

Estou com dúvida no seguinte: No comprovante de rendimentos de um aposentado consta ,pensão alimenticia que ela paga a beneficiaria x.Neste caso ele é obrigado a fazer a declaração completa,para poder constar este item?uma vez que na simplificada pensão alimenticia não entra. Já fiz os cálculos das duas formas de decalração a completa e a simplificada e em nenhum dos casos há imposto a pagar.A minha dúvida é esta,se ele é obrigado a fazer a declaração completa?

Desde já o meu muito obrigada.

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 18 anos Quinta-Feira | 3 abril 2008 | 06:34

Bom dia Itiene,

Está obrigado a entrega da DIRPF no Modelo Completo o contribuinte que desejar:

a) compensar imposto pago no exterior, ou

b) compensar, no ano-calendário de 2007 ou posteriores, resultado negativo (prejuízo) da atividade rural de anos-calendário anteriores ou do próprio ano-calendário de 2007, sendo vedada, neste caso, a apresentação da declaração em formulário.

Afora estes dois casos, qualquer contribuinte pode entregar a Declaração no Modelo Simplificado. A escolha do modelo fica por conta da opção que lhe seja mais vantajosa ou menos onerosa.

...

Enquete da semana Contabeis

Qual tema mais está travando sua rotina contábil hoje?

Clique para votar

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

1999 - 2026 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade · Preferências de cookies