x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 27

acessos 23.858

Consulta Situação Fiscal previdenciaria

EDSON FRANCISCO DOS SANTOS

Edson Francisco dos Santos

Bronze DIVISÃO 5 , Auxiliar Escrita Fiscal
há 10 anos Quinta-Feira | 9 outubro 2014 | 10:32

Bom dia Galera !

Alguém sabe me dizer porque que na tela do eCAC em situação Fiscal Previdenciária aparece a mensagem "não conseguimos recuperar os parâmetros" ??

Preciso fazer a consulta previdenciária por meio do Certificado e não estou conseguindo.

Deste já Agradeço

Att,

Edson

Itamar Kramm

Itamar Kramm

Ouro DIVISÃO 1 , Analista Contabilidade
há 10 anos Terça-Feira | 14 outubro 2014 | 13:03

Prezados,

As certidões previdênciaria/fiscal a partir de 20/10 são conjuntas,...vide abaixo:

Brasília, 03 de outubro de 2014

Certidões Negativas de Débitos da Fazenda Nacional serão unificadas
A partir do dia 20 de outubro de 2014, as certidões que fazem prova da regularidade fiscal de todos os tributos federais, inclusive contribuições previdenciárias, tanto no âmbito da Receita Federal quanto no âmbito da Procuradoria da Fazenda Nacional, serão unificadas em um único documento. A unificação das Certidões Negativas está prevista na Portaria MF 358, de 5 de setembro de 2014.

Atualmente, o contribuinte que precisa provar sua regularidade para com o fisco deve apresentar duas certidões: uma relativa às contribuições previdenciárias, conhecida como certidão do INSS ou certidão previdenciária, e outra relativa aos demais tributos.

Com a unificação a Certidão será obtidas por meio dos seguintes procedimentos:

1. com apenas um acesso o contribuinte obterá o documento que atesta sua situação fiscal perante a Fazenda Nacional, o que simplifica o procedimento para o contribuinte e diminui o custo da máquina administrativa;

2. a gestão da sistemática de emissão de Certidão da Receita e da Procuradoria passa a ser única, reduzindo os custos com desenvolvimento e manutenção de sistemas;

3. na impossibilidade de emissão de certidão por meio da internet, o contribuinte poderá consultar suas pendências no próprio e-CAC, no sítio da Receita Federal, sem a necessidade de se dirigir a uma unidade;

4. no e-Cac estarão disponíveis dois serviços: Situação Fiscal e Situação Fiscal-Relatório Complementar, que poderão ser acessados por código de acesso ou por certificado digital, ou seja, de casa mesmo o contribuinte terá acesso às suas informações;

5. uma vez regularizada eventuais pendências, a certidão será obtida na própria internet;

6. não haverá mais a vedação para tirar uma certidão antes de 90 dias do término da validade de uma anterior, como existia na certidão das contribuições previdenciárias: uma nova certidão poderá ser emitida a qualquer momento;

7. os contribuintes com parcelamentos previdenciários em dia poderão obter a certidão positiva com efeitos de negativa pela internet (atualmente quem tem parcelamento previdenciário, mesmo que regular, tem de comparecer a uma unidade da Receita para solicita a certidão);

8. algumas outras situações que levavam o contribuinte para as unidades da Receita também foram resolvidas de forma que o contribuinte possa ter a certidão pela internet;

9. a certidão unificada deixa de ter finalidade específica, ou seja, uma vez obtida a certidão, ela vale para fazer prova de regularidade junto à Fazenda Nacional para quaisquer fins;

10. as pessoas jurídicas que possuem muitos estabelecimentos poderão ter a emissão da nova Certidão no momento da solicitação pela Internet (para esses contribuintes a emissão da certidão previdenciária só ocorria no dia posterior ao pedido).

Deve-se prestar atenção que, a partir do dia 20/10/2014, se o contribuinte precisar comprovar a regularidade para com a Fazenda Nacional, ele deve apresentar uma única certidão emitida a partir dessa data OU, se possuir uma certidão previdenciária e uma outra dos demais tributos, emitidas ANTES de 20/10, mas dentro do prazo de validade, poderá apresentá-las, pois continuarão válidas dentro do período de vigência nelas indicados; mas se o contribuinte tiver apenas uma delas válida, terá que emitir a nova Certidão Unificada.

A emissão de Certidão de Regularidade Fiscal do Imóvel Rural e de Obras não sofreram quaisquer alterações.

Espero ter contribuído.

Att

Fred Almeida

Fred Almeida

Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 10 anos Quarta-Feira | 5 novembro 2014 | 11:10

Alguém está conseguindo verificar a CONSULTA PENDÊNCIAS - SITUAÇÃO FISCAL - RELATÓRIO COMPLEMENTAR - através da Procuração Eletrônica ?

Só consegui ver as pendências com o certificado da própria empresa.

Hoje, cancelei a procuração deste meu cliente e fiz uma nova procuração para o meu E-CPF e mesmo assim, não aparece a opção deste serviço eu como procurador.

Brincadeira, esta RFB só dá trabalho para nós contadores.

Alguém tem alguma noticia de quando conseguiremos verificar como procurador ?

Abraço

Cristiane Xavier Custódio

Cristiane Xavier Custódio

Prata DIVISÃO 1 , Auxiliar Contabilidade
há 10 anos Quarta-Feira | 5 novembro 2014 | 12:04

Amigos ainda dentro do assunto ...
Fui verificar o relatório complementar de situação fiscal e apareceu da seguinte forma:
Divergência de GFIP x GPS (Valor declarado menos o recolhido, por rubrica e FPAS)
Como procedo na solução dessa pendencia e onde seria o erro na transmissão ou no pagamento ?
Alguém como o msm problema ?

KARINA ALBUQUERQUE MALTA GOUVEIA

Karina Albuquerque Malta Gouveia

Bronze DIVISÃO 5 , Técnico Contabilidade
há 10 anos Quinta-Feira | 6 novembro 2014 | 14:06

Boa tarde,

Estou com o mesmo problema , no Relatório complementar de situação fiscal , apareceu uma Divergência de GFIP X GPS em 07/2012 , mas verifiquei que o pagamento esta ok, e as informações também , como faço para informar isso , pois preciso tirar a certidão do INSS - (CND).

fpas 515 - situação FPG - Rubrica Outras Entidades - Valor xxxx

obrigada,

Karina

CELSO LUIZ RAMOS

Celso Luiz Ramos

Prata DIVISÃO 1 , Não Informado
há 10 anos Quinta-Feira | 6 novembro 2014 | 14:26

Karina Gouveia, boa tarde!!!

Você terá que fazer um agendamento presencial na RFB para solicitar a certidão. Leve essa documentação para comprovar a pendência existente no Relatório Complementar de Situação Fiscal.

Att,

Angelica

Angelica

Prata DIVISÃO 2 , Assistente Depto. Pessoal
há 10 anos Sexta-Feira | 7 novembro 2014 | 08:47

Aproveitando o debate, consegui tirar a situação fiscal de uma empresa e saiu Divergência de GFIP X GPS (valor declarado menos o recolhido, por rubrica e FPAS) como devo proceder se não possuo os relatórios em mãos?

osvaldo fernandes pacheco junior

Osvaldo Fernandes Pacheco Junior

Bronze DIVISÃO 3 , Auxiliar Contabilidade
há 10 anos Segunda-Feira | 10 novembro 2014 | 12:24

Bom dia pessoal.
Pois bem, estou com o mesmo problema que a Angelica. Nessa consulta me apareceram varias inconsistencias com esse histório Divergência de GFIP X GPS (valor declarado menos o recolhido, por rubrica e FPAS) que na realidade não existem. Sobre a consulta pelo link http://www020.dataprev.gov.br/pls/pradar/pkg_divergencias.pr_diverg ja conhecia, mais nas pendencias da consulta não aparece código de IP, assim impossibilitando minha pesquisa. Estou acreditando que depois dessa alteração do sistema da RFB para as emissão das certidões o sistema da RFB esta tendo alguns conclitos de informações.

Antonio Mendes F. Junior

Antonio Mendes F. Junior

Bronze DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 10 anos Quarta-Feira | 12 novembro 2014 | 19:14

Boa noite a todos... alguém já conseguiu ver este ocorrido... tem casos nossos aqui que o INSS está cobrando 3x o valor original, devidamente pago e com os cálculos corretos... espero que tenha sido uma falha do sistema da RFB, porque não tem explicação para esta cobrança.

Gerson Evangelista dos Santos

Bronze DIVISÃO 5 , Assistente Depto. Pessoal
há 10 anos Quinta-Feira | 13 novembro 2014 | 16:24

Boa tarde a todos.

Eu estou com um caso desses aqui e tenho uma teoria...

todos os valores tem uma diferença bem pequena entre 10,00 ~25,00

e constatei que todas as GPS Que estão envolvidas no caso tem vencimento em sábados ou domingos.
(exemplo 09/2012 - vencimento em 20/10/2012) SÁBADO
verifiquei o pagamento (debito automático) e este está com data de 22/10(segunda-feira) logo teria um dia de Multa ou seja 0,33%
mas este valor não casa por centavos e esta é a minha melhor teoria...

vocês teriam como verificar a de vocês ?

abraços,
Gerson

há 10 anos Quinta-Feira | 13 novembro 2014 | 18:09

Boa Tarde a todos.
Estive pessoalmente na RFB pesquisando a situação e realmente é um problema de sistemas que ocorreu por causa da unificação das certidões. Então na pesquisa de débito onde aparecer o histórioco "Divergência de GFIP X GPS (valor declarado menos o recolhido, por rubrica e FPAS)" com vários valores em aberto, não se preocupem que é erro do sistema da RFB. Falaram que esta para voltar ao normal por esses dias.

Atenciosamente.

Bronze DIVISÃO 5 , Assistente Depto. Pessoal
há 10 anos Sexta-Feira | 5 dezembro 2014 | 15:38

Osvaldo, fui até a receita para verificar se era realmente um erro e o atendente disse que não havia erro, eles descobriram o que acontecia.

Esses débitos que apareceram para muitas pessoas a atendente disse que é "IMPUTAÇÃO"(na maioria dos casos).

eu levei as GFIP e ela me apontou o erro.

A empresa agendava o pagamento para 20/12 (exemplo), mas essa data caía no sábado, logo o banco só compensa esse débito na segunda (22/12)
deveria ser cobrado os juros sobre o valor, mas a guia já foi paga, então ela fez uma conta lá de uma média que daria mais ou menos o valor do juros e joga para você pagar.

ou seja não é erro do sistema. verifique com a receita novamente essa informação, talvez quem te passou na época não sabia o que estava acontecendo de fato e mandaram dizer isso para "amenizar os ânimos".

Abraços

JOSE EDUARDO

Jose Eduardo

Bronze DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 10 anos Sexta-Feira | 5 dezembro 2014 | 16:52

Pessoal, a divergência GFIP x GPS (Valor declarado menos o recolhido), em alguns casos são na forma de pagamento de gps, por exemplo:

Valor da inss R$ 1.000,00,
outras entidades R$ 200,00

valor total R$ 1.200,00

o caso que ocorreu é que o pagamento fui efetuado pelo banco dessa forma:

Valor do inss R$ 1.200,00

ficando a pendência de outras entidades, verifique no comprovante como foi feito.
se estiver assim, o caminho é fazer o pedido de retificação gps na RFB (RETGPS)

J.Eduardo

há 10 anos Segunda-Feira | 8 dezembro 2014 | 08:52

Bom dia Pessoal.
Obrigado pela informação Sr. Gerson.
Na verdade tinha identificado ja o erro, mais não podia postar pois tinha sido o ultimo a postar. No meus clientes o caso foi igual a explicação do Sr. Jose Eduardo. Na hora do pagamento se pagou o valor das outras entidades no valor do INSS, assim a Receita Federal não identificou as outras entidades e esta cobrando.
Mais na época que fui na RFB estava com uma lista enorme, e semana passada a certidão estava em manutenção e logo depois voltando a funcionar apareceram apenas os verdadeiros erros.

Bom, agora ficou facil. Obrigados a todos e estamos a disposição para ajudar.

KAROLINNE DE OLIVEIRA

Karolinne de Oliveira

Prata DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 10 anos Sexta-Feira | 13 março 2015 | 16:08

Boa tarde,

Devido a um erro no meu sistema, o mesmo não calculou o adicional noturno de um funcionário.
Onde, tive que fazer a Folha complementar no período de 12/2014, nessa folha coloquei o 13º complementar, enviei e efetuaram o pagamento.
Agora quando consulto o Ecac aparece o seguinte problema:

12/2014 - fpas 507- situação FPG - Previdência 74,83 e outras entidades 15,23.

O valor pago pelos meus cálculos foi pago R$ 76,71 Previd. e entidades 15, 61.

Como posso proceder?

Desde já agradeço.

Gilvane Almeida

Gilvane Almeida

Iniciante DIVISÃO 5 , Autônomo(a)
há 10 anos Terça-Feira | 14 abril 2015 | 15:16

Olá pessoal,
estou com idêntico problema, porém o valor da divergência é R$ 20,00. o cliente quer efetuar o pagamento e se livrar dessa pendência, como elaboro essa GPS?

Grato.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade