x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 1

acessos 1.126

prestação serviços contabeis

Claudineia R. Rochenfor

Claudineia R. Rochenfor

Iniciante DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 17 anos Quinta-Feira | 3 abril 2008 | 22:49

Me perdoem pela minha ignorancia, mas realmente não sei como funciona

Sempre trabalhei em uma empresa tributada pelo Lucro real...sempre mesmo ramo e tal.
Isso fez com que eu não tivesse "a necessidade" de obter maiores informações quanto ao funcionamento de um empresa do simples e autonomos e o que isso afeta a pessoa fisica do proprietario.
Agora formada, estou tendo uma oportunidade de crescimento na empresa, porém exigem que eu forneça nota fiscal ou atue como autonomo. Passei então a pesquisar a respeito de como funciona uma empresa do simples e autonomo e obtive muita informação, mas muitas dúvidas ainda pairam no ar.
Preciso disso para avaliar se vale a pena continuar registrada ou passar a fornecer nota fiscal ou RPA.

Me perdoem ao vários questionamentos abaixo, mas se alguem tiver a caridade de ajudar, agradeço

1- Abrindo uma empresa de serviços contabeis, eles irão fazer diversas retenções. Entre estas retenções acredito que também o inss. Agora eu, como pessoa fisica, terei que contribuir para o inss. Como funciona isso?
2- Pelo que pude ler, não vale a pena colocar a empresa no super simples. Onde trabalho não exigiram que fosse uma nota fiscal de empresa contabil, existe algum ramo semelhante em que poderia enquadrar para ter uma tributação menor?
3- Como autonomo tenho que ter um registro na prefeitura e inss e se confundirá com minha pessoa fisica, é isso?
4- Poderiam dar um exemplo de qual seria o resultado de uma empresa contabil, com uma receita de 5.000,00...sem despesas e como ficaria a parte da pessoa fisica no tocante ao inss neste caso? o mesmo exemplo como autonomo

att

Claudineia

Jose Luiz Ferreira

Jose Luiz Ferreira

Prata DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 17 anos Sexta-Feira | 4 abril 2008 | 09:07

Claudinéia,

Para ser uma "empresa contábil" você terá que encontrar um sócio, pois sózinha é o que você já tem hoje, inscrição como autonoma.

Se optar pela abertura da empresa, você deverá pedir baixa de sua inscrição na Prefeitura, para não ter "possiveis" problemas com cobrança de taxas.

Como "empresa contábil" da maneira que você estara funcionando NÃO vale mesmo o SN, quanto a outros tipos de empresas ai a questão é Legal OK!

O INSS seu como sócia pode ser sobre 1 salário minimo que você determinara como seu Pro-Labore, e o restante você apara o resultado e distribui como Lucros, os quais são isentos de INSS e IR.

Quanto ao exemplo tenho uma planilha em Excel montada, me contate pelo e-mail que te envio.

Abraços!

JLF

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade