Claudineia R. Rochenfor
Iniciante DIVISÃO 1 , Contador(a)Me perdoem pela minha ignorancia, mas realmente não sei como funciona
Sempre trabalhei em uma empresa tributada pelo Lucro real...sempre mesmo ramo e tal.
Isso fez com que eu não tivesse "a necessidade" de obter maiores informações quanto ao funcionamento de um empresa do simples e autonomos e o que isso afeta a pessoa fisica do proprietario.
Agora formada, estou tendo uma oportunidade de crescimento na empresa, porém exigem que eu forneça nota fiscal ou atue como autonomo. Passei então a pesquisar a respeito de como funciona uma empresa do simples e autonomo e obtive muita informação, mas muitas dúvidas ainda pairam no ar.
Preciso disso para avaliar se vale a pena continuar registrada ou passar a fornecer nota fiscal ou RPA.
Me perdoem ao vários questionamentos abaixo, mas se alguem tiver a caridade de ajudar, agradeço
1- Abrindo uma empresa de serviços contabeis, eles irão fazer diversas retenções. Entre estas retenções acredito que também o inss. Agora eu, como pessoa fisica, terei que contribuir para o inss. Como funciona isso?
2- Pelo que pude ler, não vale a pena colocar a empresa no super simples. Onde trabalho não exigiram que fosse uma nota fiscal de empresa contabil, existe algum ramo semelhante em que poderia enquadrar para ter uma tributação menor?
3- Como autonomo tenho que ter um registro na prefeitura e inss e se confundirá com minha pessoa fisica, é isso?
4- Poderiam dar um exemplo de qual seria o resultado de uma empresa contabil, com uma receita de 5.000,00...sem despesas e como ficaria a parte da pessoa fisica no tocante ao inss neste caso? o mesmo exemplo como autonomo
att
Claudineia