x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 5

acessos 1.137

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 17 anos Quarta-Feira | 20 setembro 2006 | 16:29

Oi Elisandra,


Só existem duas possibilidades de as empresas pagarem o IRPJ e a CSLL mensalmente; ou são tributadas pelo Lucro Real por Estimativa Mensal, ou são tributadas pelo Lucro Presumido e pagam por antecipação a despeito de estarem obrigadas ao pagamento trimestral.

Assim que você cadastra a empresa na DCTF (na abertura) deverá informar no primeiro momento, o CNPJ o Semestre e o ano a que se refere a DCTF. Uma vez feito isto na próxima janela surgirão campos para você prestar algumas informações que permitirão ao programa criar parâmetros para corrigir eventuais erros causados no preenchimento.

Entre estes campos você encontrará um cujo titulo é "Forma da Tributação do Lucro no 1º Trimestre" e ao lado deste outro campo com o titulo "Forma da Tributação do Lucro no 2º Trimestre" .

Na janela de opções escolha a que se enquadra sua empresa. Se ela for tributada pelo Lucro Real Estimativa o programa abrirá campos para informações sobre o IRPJ e CSLL mensais.

Se você habilitar Lucro Presumido serão abertos campos para informações trimestrais.

Neste caso pagamentos mensais serão considerados adiantamentos e você terá que indicar períodos trimestrais e incluir no mesmo trimestre os três pagamentos (efetuados mensalmente) com DARFs diferentes.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.