Arlindo Jose Ribeiro
Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)Amigos!
Já dei uma pesquisada na net e não encontrei algo parecido por isso estou pedindo ajuda.
Uns clientes, produtor rural, casado em comunhão de bens, até o ano base de 2012 apresentaram Declaração de Rendimentos em separado e ambos tinham prejuízo fiscal.
Isto gerava alguns transtornos no momento de cadastros junto a fornecedores.
No exercício de 2013 unifiquei as Declarações.
Agora em 2014 o cliente passou por uma fiscalização da Receita Federal e a fiscalização consumiu a maior parte do prejuízo fiscal que existia em função de uma omissão de receita existem no ano base de 2011.
Em função da utilização do prejuízo fiscal, pela fiscalização, vou ter que retificar a Declaração do ano base 2012, ajustando o prejuízo fiscal do exercício anterior para o que efetivamente sobrou do ano base de 2011, e isto vai me gerar um lucro fiscal grande e, consequentemente, vai dar IR alto também a pagar.
Consolidando as Declarações praticamente não daria imposto algum a pagar, porém, to em dúvida como fazer isto. Excluir a declaração da esposa já vi que não é possível.
Estou pensando de na declaração da esposa em deixar a receita, de atividade rural, que um valor próximo ao prejuízo fiscal existente e pagar um pouco de imposto na declaração dela e, o custeio e investimento existente trazer para a declaração do marido, pelo menos parte, de forma a reduzir bem o imposto que teríamos que pagar.
Alguém já passou por situação parecida?
Por gentileza me deem sugestões.