x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 6

acessos 10.617

Simples Nacional em qual situação a Alíquota pode diminuir?

Elizete Gomes Soares

Elizete Gomes Soares

Prata DIVISÃO 1 , Auxiliar Contabilidade
há 10 anos Terça-Feira | 28 outubro 2014 | 14:50

Boa tarde Srs.,

Tenho uma Empresa que fabrica calhas e ela mesma faz a revenda. No inicio das atividades recolhia DAS com alíquota de 4%,
no final de 2012 passou para 5,97% e foi até 06/2014, em 07/2014 a alíquota baixou para 4,50%. Alguém pode me esclarecer
por que isso ocorreu por gentileza?

Atenciosamente,

Elizete Gomes.

Felipe M

Felipe M

Ouro DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 10 anos Terça-Feira | 28 outubro 2014 | 14:54

Elizete Gomes Soares ,
A alíquota do simples é sempre com base no faturamento dos últimos 12 meses que antecedem o fato gerador. O faturamento da empresa diminui e consequentemente a alíquota.

Felipe Moura

“O trabalho da contabilidade é manter o capitalismo honesto.”(Hans Hoogervorst )
Daiany Sousa Ferreira

Daiany Sousa Ferreira

Iniciante DIVISÃO 3 , Auxiliar Escrita Fiscal
há 10 anos Terça-Feira | 28 outubro 2014 | 15:02

Boa tarde Elizete.

A alíquota varia de acordo com a soma do faturamento dos últimos 12 mês, se o faturamento exceder a faixa a alíquota sobe, se o faturamento baixar a alíquota baixa também, para melhor entendimento abaixo link com a tabela, veja o faturamento de sua empresa no extrato do simples nacional.

Abaixo tabela.

http://www.normaslegais.com.br/legislacao/simples-nacional-anexoII.html

Duvidas estou a disposição

Att Daiany

LARISSA SANTOS DE AGUIAR AMORIM

Larissa Santos de Aguiar Amorim

Bronze DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 10 anos Quarta-Feira | 13 maio 2015 | 12:11

Olá Daiany,

Então quer dizer que se o faturamento diminuir a alíquota diminui também?

Tenho um caso que a empresa estava faturando bem e alíquota aumentando, agora o faturamento sofreu uma queda, quer dizer que a alíquota pode diminur, Certo?

Você conhece algum caso real que aconteceu essa queda da alíquota? Somente pra confirmar.

Porque que eu pensava que mesmo que o faturamento diminuisse, a ultima aliquota que estava sendo tributada o simples, ficaria estável naquela alíquota.

No aguardo!

Obrigada!

Felipe M

Felipe M

Ouro DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 10 anos Quarta-Feira | 13 maio 2015 | 13:01

Larissa Santos de Aguiar Amorim,
Em todos os casos isso acontece, você consegue fazer essa observação comparando o extrato da última apuração do simples nacional e a tabela na qual a empresa se enquadra, lembrando que a tabela você encontra aqui mesmo no portal no seguinte link clique aqui

Felipe Moura

“O trabalho da contabilidade é manter o capitalismo honesto.”(Hans Hoogervorst )
Felipe Oliveira

Felipe Oliveira

Prata DIVISÃO 1 , Auxiliar Contabilidade
há 10 anos Quarta-Feira | 13 maio 2015 | 13:12

O fato de diminuir o faturamento, não necessariamente indica que a alíquota irá diminuir. Deve-se observar como já comentado pelos colegas, a tabela referente o anexo do simples nacional em que sua empresa se enquadra. Assim, com o faturamento dos últimos 12 meses encontra-se a alíquota de correta para a tributação.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade