x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 1

acessos 911

Bonus Adimplencia Fiscal

JAIR ROSA

Jair Rosa

Iniciante DIVISÃO 1 , Auxiliar Contabilidade
há 11 anos Quarta-Feira | 29 outubro 2014 | 14:14

Ola !
Tenho uma empresa lucro presumido,constituída em 11/2009,que esta apta a usar o bônus.
Para contar os 5 anos considerei de 2010 a 2014.
Neste caso poderia aproveitar no ultimo trimestre de 2014.
Minha duvida é a seguinte?
Nos 2 primeiros trimestres de 2010,não houve receita,somente de julho em diante,até agora.
Posso considerar o ano de 2010 como primeiro dos cinco anos necessários?

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 11 anos Quarta-Feira | 29 outubro 2014 | 20:54

Boa noite Jair,

Tecnicamente estes dois primeiros trimestres de 2010 não "entram na conta", pois fazem jus o bônus de adimplência fiscal (1% da CSLL) apenas as empresas que pagaram a contribuição (sem atrasos) durante cinco anos completos e no primeiro semestre de 2010 você não a pagou porque não era devida.

O período de cinco anos-calendário é computado por ano completo, inclusive aquele em relação ao qual se dá o aproveitamento do bônus.

fonte: Receita federal

Nota
Considere que a utilização indevida do bônus implica a imposição das seguintes multas calculadas sobre o valor da CSLL que deixar de ser recolhida em razão da dedução indevida do bônus:

1) 150% (cento e cinqüenta por cento);

2) 225% (duzentos e vinte e cinco por cento), nos casos de não atendimento pelo sujeito passivo, no prazo marcado, de intimação para prestar esclarecimentos.

...

Enquete da semana Contabeis

Qual tema mais está travando sua rotina contábil hoje?

Clique para votar

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

1999 - 2026 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade · Preferências de cookies